O que é a transferência na psicologia?

O que é a transferência na psicologia?

A transferência é o deslocamento do sentido atribuído a pessoas do passado para pessoas do nosso presente. ... Esta transferência é executada pelo nosso inconsciente. Para a teoria freudiana, esse fenômeno é fundamental para o processo de cura.

Qual a importância da transferência?

Por meio da transferência, o paciente pode reconstruir e resolver conflitos reprimidos (causadores de sua doença). Principalmente conflitos da infância com seus pais. A transferência, segundo conceitos psicanalíticos, ocorre quando se projeta em pessoas do convívio presente, figuras importantes do passado do paciente.

Onde normalmente ocorre a transferência e a contratransferência?

No caso da transferência, ocorre uma projeção de conteúdos inconscientes positivos ou negativos no outro – do cliente para o profissional --, enquanto na contratransferência é o profissional que faz transferências ou projeções para o seu cliente. ... Pronto, está estabelecida a transferência.

O que é transferência afetiva?

Em psicologia profunda, que estuda a nossa psicodinâmica inconsciente, transferência afetiva é a onda emocional de lançamos ao Outro. Ela tem duas mãos, o retorno dessa onda é a contra-transferência. Pode ser positiva, quando há simpatia agradável, ou negativa, quando há antipatia.

O que é o amor de transferência?

O amor de transferência caracteriza-se por certos traços que lhe asseguram uma posição especial. ... É tão desastroso para a análise que o anseio do paciente por amor seja satisfeito, quanto seja reprimido. O caminho que o analista deve tomar não é nenhum destes, é um caminho para o qual não existe modelo na vida real.

Como lidar com amor transferencial?

A transferencia amorosa, ou de qualquer origem, é uma excelente oportunidade para a evolução psiquica do paciente. Revele seus sentimentos, pensamentos e principalmente, os devaneios e as fantasias, e o seu analista poderá ajudar você a se conhecer melhor. Entrar em contato com seus anseios, desejos e necessidades.

O que é enamoramento psicanálise?

O enamoramento comporta um traço específico que é, para permanecer em termos freudianos, uma supe-restimação sexual do objeto, secundária a uma idealização. Essa idealização se faz por uma escolha de objeto, cuja natureza narcísica não escapará a ninguém.

O que Freud diz sobre paixão?

Para Freud a paixão consiste num investimento da libido narcísica, de forma maciça, no outro, que por isso se transforma num objeto ideal. Com a idealização, o objeto amado torna-se absolutamente fascinante, e por isso atraente para aquele que ama. ... Desta forma, as funções do ideal do eu ficam paralisadas.

Quando o paciente se apaixona pelo analista?

O que acontece é a transferência de afetos por parte do analisando para o analista, que se destinam – de fato – a um Outro. Ou seja, no fim das contas, o analista nem é o destino verdadeiro dos afetos, mas sim, o que ele representa. ... Por isso, a transferência não é culpa do paciente.

Quando o paciente se apaixona pelo psiquiatra?

Muitas pacientes se apaixonam por seu terapeutas, algumas declaram seu amor e prosseguem o tratamento, outras se assustam e abandonam a psicoterapia e consequentemente o psicoterapeuta. Porém, pode indicar que a paciente não estava suficientemente preparada para reviver conflitos e sentimentos que causam dor.

Quando o médico se apaixona pela paciente?

Quando o assédio não é explícito, o médico em geral vira alvo de uma paixão, cujo "platonismo" varia segundo o grau de timidez da paciente. A admiração, nesses casos, é expressa em presentes caros, elogios demorados ou apenas em olhares lânguidos.