O que é o processo de autodepuração?

O que é o processo de autodepuração?

A autodepuração é um processo natural, no qual cargas poluidoras, de origem orgânica, lançadas em um corpo d'água são neutralizadas. ... Esse processo é responsável pelo decréscimo nas concentrações de oxigênio dissolvido na água devido à respiração dos microorganismos, que por sua vez decompõem a matéria orgânica.

Como a Amazônia influencia a quantidade de água nas cidades citadas?

Resposta: A Floresta Amazônica produz imensas quantidades de água para o restante do país e da América do Sul. ... O desmatamento prejudica a evapotranspiração e, por consequência, a rota desses rios, podendo afetar assim o regime de chuvas no restante do país e diversas atividades econômicas.

Qual a importância da Floresta Amazônica no ciclo da água?

Essas raízes sugam a água, que atravessa o caule até as folhas mais alta, onde acontece a fotossíntese e a transpiração das árvores. Uma árvore grande pode bombear do solo e transpirar mais de mil litros de água num único dia. ... A Amazônia sustenta centenas de bilhões de árvores em suas florestas.

Qual a relação entre as chuvas na região da floresta amazônica?

Existe uma relação entre a Amazônia e as chuvas no Brasil que se evidencia pela umidade gerada pela floresta que é dispersada para todo o país. ... De acordo com os pesquisadores, a floresta emite vapores orgânicos para o ar por meio da evapotranspiração, provocando o condensamento e a formação das chuvas.

Como a floresta amazônica influência no clima do Brasil?

No caso do Brasil, a Floresta Amazônica é a responsável pelas chuvas não só em sua região, mas em várias partes do país, haja vista que, durante parte do ano, as massas de ar deslocam essa umidade para áreas do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e, às vezes, até para o Sul do país.

O que a Amazônia oferece para o mundo?

A região Amazônica concentra 20% da água doce do planeta. A manutenção de florestas nas margens de rios evita erosões, assoreamentos e garante alimento para vários organismos aquáticos. ... O sombreamento da floresta mantém sua umidade e a protege contra os incêndios.

Como a conservação do bioma Amazônia se relaciona com a manutenção do clima do nosso país?

As florestas tropicais e as florestas com árvores mais espaçadas, como o cerrado, por exemplo, trocam grandes quantidades de água e energia com a atmosfera e são consideradas importantes para o controle do clima local e regional.

Como a floresta amazônica contribui para a formação do clima equatorial no Brasil?

Pode-se afirmar que, na Amazônia, ocorre: A - O domínio das massas de ar Equatorial Atlântica e Equatorial Continental, que contribuem para a alta pluviosidade e para as elevadas temperaturas médias na região.