O que é Escuta flutuante?

O que é Escuta flutuante?

A atenção flutuante é uma técnica e coaduna com o método psicanalítico na medida em que do lado do analista se espera uma disponibilidade psíquica para que a escuta acompanhe as associações do analisante naquilo que Freud chamou de “ocorrências”, ou seja, naquelas “[...]

Qual é o método utilizado pela psicanálise?

Na psicanálise são utilizados dois métodos de análises fundamentais para que o resultado da análise seja positivo. Um são as associações livres ou espontâneas e o outro é análise dos sonhos.

Em que consiste a originalidade metodológica da psicanálise?

A originalidade do conceito de inconsciente introduzido por Freud deve-se à proposição de uma realidade psíquica, característica dos processos inconscientes.

Qual a história da psicanálise?

A origem da história da Psicanálise está relacionada à vida de seu fundador, Sigmund Freud (1856-1939). Freud buscou compreender e explicar a gênese da histeria, da psicose e da neurose. ... Ele também fez explanações sobre o que denominou de composição da mente humana.

Qual o conceito de recalque?

Recalque ou repressão é um dos conceitos fundamentais da psicanálise, tendo sido desenvolvido por Sigmund Freud. Denota um mecanismo mental de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o eu.

O que causa recalque no solo?

O recalque nada mais é do que o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. Ou seja, é quando o solo “afunda”. ... Essas fissuras geralmente apontam aonde ocorreu o maior recalque, pois tendem-se a “deitar” em direção ao local do rebaixamento do solo.

Por que a psicanálise é tida como baseada na hermenêutica?

Grosso modo, a Hermenêutica parte do princípio de que há uma verdade no texto, a ser encontrada pela via da interpretação, enquanto a Psicanálise, ainda que também procure uma interpretação, considera que esta verdade não passa de atribuição do sujeito.

Que tipo de ciência e a psicanálise?

Quando diz que a Psicanálise, como “psicologia das profundezas”, é uma parte da Psicologia, e esta uma “ciência especial” que obedece aos cânones da Ciência tout court, é evidente que, para ele, só existe um tipo de ciência, e não dois, humanas e naturais. ... é também uma ciência natural.

Porque é que existe o Amor?

A mitologia já relata a existência do amor na explicação do início do mundo, a teogonia. O amor (o deus Eros) é um deus primordial, ou seja, ele é o deus que uniu o Céu e a Terra e tudo que possuísse vida. A vida na terra, portanto, segundo a mitologia greco-romana foi possível por intermédio de Eros.