Quantas sessões de radioterapia para câncer de próstata?

Quantas sessões de radioterapia para câncer de próstata?

O tratamento radioterápico convencional (fracionamento convencional) para câncer de próstata é realizado entre 35 a 40 sessões.

O que é bom para câncer de próstata?

Dependendo do estágio da doença e outros fatores, as principais opções de tratamento para homens com câncer de próstata podem incluir conduta expectante, cirurgia, radioterapia, criocirurgia, hormonioterapia, imunoterapia, quimioterapia e tratamento da disseminação da doença para os ossos.

Quais as consequências do câncer de próstata?

Apesar de raras, sequelas da cirurgia são a estenose de uretra (ligação do canal da urina fica muito apertada), ou incontinência e disfunção erétil. Radio e quimio podem causar cistite actínica, infecções de repetição e sangramento pela urina.

Quem pode ter câncer de próstata?

O câncer de próstata é mais frequente em homens com ascendência africana e caribenha do que em homens de outras raças. O câncer de próstata ocorre com menos frequência em homens asiáticos e hispânicos/latinos do que em brancos não hispânicos.

Qual o nível de PSA que indica câncer?

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.

Qual é a relação normal entre PSA livre e PSA total?

A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

Como interpretar o PSA livre e total?

Se a relação entre o PSA livre e total é superior a 15% o indicativo é aumento de próstata, ou seja, o homem está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, por exemplo. Se, esta relação é menor que 15%, normalmente o indicativo é de câncer de próstata.

O que aumenta o PSA total?

A dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) pode estar alterada por outras doenças que não o câncer, como a Hiperplasia Prostática Benigna (crescimento da próstata) e a prostatite (inflamação na próstata).