Qual a função da insulina e descreva seu mecanismo de ação a nível celular?

Qual a função da insulina e descreva seu mecanismo de ação a nível celular?

A insulina é um hormônio secretado pelas células β das ilhotas de Langerhans do pâncreas. A função primordial da insulina é transportar glicose para dentro das células, a qual será usada para produção de energia. Com isso, também a insulina é fundamental para o controle do nível da glicemia sanguínea.

Como a insulina age na Atpases?

A insulina estimula o acúmulo de glicogênio através do aumento do transporte de glicose no músculo e síntese de glicogênio em fígado e músculo, através da defosforilação da enzima glicogênio sintetase.

Como acontece o controle da liberação de insulina?

A ação da insulina é antagônica à ação do glucagon. Entretanto, quando os níveis de glicose caem, entra em ação o glucagon, que garante a liberação da glicose que está armazenada no corpo. A insulina garante a redução dos níveis de glicose, enquanto o glucagon garante o aumento de glicose no organismo.

Como se faz aplicação de insulina?

Como aplicar a insulina

  1. Passar o álcool 70% com um movimento único no local escolhido para aplicação.
  2. Fazer uma prega subcutânea utilizando apenas os dedos polegar e indicador.
  3. Manter uma pequena distância do ponto de aplicação e inserir a agulha com um movimento rápido.
  4. Empurrar o êmbolo (ou botão no caso de caneta) para injetar a insulina.

Como é produzida a insulina usado para o tratamento da diabetes?

A insulina humana (NPH e Regular) utilizada no tratamento de diabetes atualmente é desenvolvida em laboratório, a partir da tecnologia de DNA recombinante. A insulina chamada de 'regular' é idêntica à humana na sua estrutura.

Quais as vantagens de se sintetizar insulina em laboratório?

Menor rejeição Esse método representou mais uma conquista no tratamento do diabetes, principalmente porque a molécula dessa insulina é mais parecida com a produzida pelo organismo, oferecendo um índice de rejeição bem menor que as insulinas de origem animal e a redução dos efeitos colaterais.