Quais são os principais objetivos de uma cooperativa?

Quais são os principais objetivos de uma cooperativa?

Uma cooperativa é uma sociedade cujo capital é formado pelos associados e tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos. Há muitos tipos de cooperativas. Algumas têm como finalidade a comercialização de bens produzidos por seus membros.

O que é o Fundo Fates?

1º – O FATESFundo de Assistência Técnica, Educacional e Social tem como objetivo prestar assistências técnica, educacional e social aos associados e aos empregados da cooperativa, visando fortalecer o associativismo, o mutualismo e a prática dos princípios cooperativistas.

O que são fundos cooperativos?

As cooperativas são obrigadas a constituir um fundo de reserva, destinado a reparar perdas e atender ao desenvolvimento de suas atividades, formado com 10%, pelo menos, das sobras líquidas do exercício.

Qual a finalidade do fundo de reservas e qual percentual é extraído das sobras?

Reparar perdas; Atender ao desenvolvimento das atividades da cooperativa. Tanto o fundo quanto o percentual que ele representa, devem estar previstos no Estatuto Social. É constituído por, no mínimo, 10% (dez por cento) das sobras líquidas do exercício.

O que é distribuição de sobras?

A distribuição de sobras é um dos vários benefícios de ser cooperado. Parte dos juros que foi pago nas operações retorna a você no ano seguinte. Basicamente, o pagamento de sobras é a redução das despesas dos juros desembolsados ao longo do ano, gerando, assim, uma taxa muito menor.

Quais são os fundos que devem ser criados pela sociedade cooperativa e qual a finalidade dos mesmos?

O fundo de reserva é destinado a reparar perdas e atender ao desenvolvimento das atividades da cooperativa, enquanto o FATES destina-se à assistência aos associados, seus familiares e, quando previsto nos estatutos, aos empregados da cooperativa. Esses fundos são obrigatórios e indivisíveis, conforme Lei 5764/71.

O que é Rates na contabilidade?

RATES é o Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES, de que trata a legislação da sociedade cooperativa. 5. A escrituração contábil é obrigatória. ... que deve ser demonstrada segregando-se em Ato Cooperativo e Ato Não Cooperativo.

O que é demonstrativo de sobras e perdas?

Na Demonstração de Sobras e Perdas, as receitas e despesas decorrentes de ato cooperado é denominada de Ingressos e Dispêndios. Quando a cooperativa realizar atividades que extrapolam o ato cooperado, tais valores devem ser apresentados como receitas, custos e despesas.

O que é rateio de sobras?

O Rateio de Sobras pode ser entendido como a divisão entre os cooperados das sobras apuradas pela Cooperativa no ano anterior, conforme critérios aprovados na Assembleia Geral.

Qual a melhor definição de sobras em cooperativas?

SOBRAS OU PERDAS LIQUIDAS DA COOPERATIVA. Na contabilidade das Cooperativas, os resultado positivo (lucro) apurado no exercício denomina-se "sobra". No caso de prejuízo, utiliza-se o termo "perda".

Como fazer uma boa nota explicativa?

  1. 1) Para começar a fazer as notas explicativas, será necessário criar uma estrutura com os itens que farão parte da nota.
  2. 2) Caso não exista nenhuma empresa com as informações desejadas, os usuários poderão sincronizar com a empresa Modelo SPED, pois a mesma possui um modelo de estrutura cadastrado.

Para que serve a nota explicativa?

Enfim, a função primordial das notas explicativas é pormenorizar e contextualizar as informações mais relevantes acerca do conteúdo das demonstrações financeiras e também prestar informações sobre as razões pelas quais alguns fatos contábeis não estão retratados nos demonstrativos, como são, por exemplo, os valores de ...

Como fazer uma nota explicativa de balanço patrimonial?

Em geral, as Notas Explicativas para demonstrativos contábeis devem seguir a seguinte estrutura: Apresentação resumida sobre a base de preparação das demonstrações financeiras e das práticas contábeis adotadas e aplicadas no negócio e em eventos relevantes.

O que deve ser divulgado nas notas explicativas?

As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial.