Qual é a base do sistema feudal?

Qual é a base do sistema feudal?

O feudo (terra) era o domínio de um senhor feudal. ... Cada feudo compreendia uma ou mais aldeias, as terras cultivadas pelos camponeses, a floresta e as pastagens comuns, a terra pertecente à igreja paroquial e a casa senhorial, que ficava melhor cultivável. A base do sistema feudal eram as relações servis de produção.

Qual era a base da economia durante a Idade Média?

A economia medieval durante a Alta Idade Média (séculos V-X) passou pelas alterações impostas pela crise do Império Romano. Segundo o que diz o historiador Hilário Franco Júnior|1|, nesse período, houve baixa produtividade, poucos bens de consumo, comércio extremamente tímido e pequena circulação de moedas.

Quais as principais formas de comércio durante o período feudal?

Durante um longo período de tempo o comércio medievo foi uma atividade errante, na qual o mercador seguia a rota dos produtos, sendo a venda feita através da exposição direta dos artigos em lojas, mercados e feiras.

Quais foram as principais atividades econômicas praticadas no Nordeste brasileiro?

A economia da região nordeste é formada pelas atividades agropecuária e industrial e pelo turismo e comércio. Com mais de 56 milhões de habitantes, a região é pioneira no cultivo de cana de açúcar e responsável pela produção de milho, algodão, arroz, soja, cacau e frutas para exportação.

Como ocorreu a organização económica do território brasileiro no século xviii?

Resposta. A) A ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.

O que são ciclos econômicos do Brasil?

Os ciclos econômicos do Brasil dizem respeito às atividades econômicas do país em determinado intervalo de tempo. ... Essas atividades foram responsáveis pela economia brasileira em determinado período e região. Os ciclos econômicos do Brasil estiveram, majoritariamente, localizados nos estados mais litorâneos do país.

Qual foi a maior crise econômica do Brasil?

A Crise de 1929 acertou em cheio a economia do Brasil, ainda pouco desenvolvida e muito dependente de um único produto: o café. Como os Estados Unidos eram os maiores compradores do café brasileiro, as exportações diminuíram drasticamente, junto com os preços da commodity.