Quem era considerado cidadão em Atenas na Grécia antiga e quem é considerado cidadão no Brasil hoje?

Quem era considerado cidadão em Atenas na Grécia antiga e quem é considerado cidadão no Brasil hoje?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.

Quem era considerado cidadão em Atenas corresponde a quantos por cento da população?

A condição de cidadão era restrita aos homens livres nascidos em Atenas. As mulheres, os estrangeiros (metecos) e os escravos estavam excluídos dos direitos políticos, o que restringia a participação a uns 10% da população. A cidadania não era considerada um direito, mas um dever.

Quem eram considerados cidadãos gregos?

Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.

Quem eram os cidadãos todos os gregos podiam participar da democracia?

É a forma clássica de democracia exercida pelos atenienses. Não havia eleições de representantes. ... Eram considerados cidadãos apenas homens, em sua maioridade, nativos de Atenas ou filhos de atenienses e livres. As decisões, então, eram tomadas por todos, o que era viável devido ao número reduzido de cidadãos.