Quando usar o particípio irregular?

Quando usar o particípio irregular?

Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".

Tem ganho ou tem ganhado?

Ganhado se usa com os auxiliares ter e haver:tinha ganhado, havia ganhado. Ganho tem a vez com ser e estar: é ganho, está ganho.

Qual a diferença mais óbvia de eu tinha ganho ou eu tinha ganhado?

Ganho e ganhado são duas formas corretas do particípio do verbo ganhar. Ganhar é um verbo abundante, apresentando duas formas equivalentes de particípio: uma forma regular e outra irregular. ... Ganhado é o particípio regular e ganho é o particípio irregular.

Tinha chego ou tinha chegado?

Assim, o uso de “tinha chego” é considerado inadequado em um contexto formal, ou seja, o certo é “chegado”. O verbo “chegar” possui apenas particípio regular.

Tinha gastado ou tinha gasto?

Gastado pede a companhia de ter e haver: O idoso tem gastado muito com remédios. Ele havia gastado o dinheiro quando recebeu o convite. Não pôde ir. Modernamente, usa-se gasto com todos os auxiliares (foi gasto, está gasto, tinha gasto, havia gasto).