O que é a Política Nacional de Educação Especial?

O que é a Política Nacional de Educação Especial?

Nova Política Nacional de Educação Especial segrega crianças com deficiência. ... A PNEE incentiva que haja classes e escolas especiais para crianças com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, e altas habilidades ou superdotação.

Quais os objetivos da Política Nacional de Educação Especial?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

O que orienta o PNEE?

Promover ensino de excelência para os estudantes, em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino, em sistemas educacionais inclusivos e equitativos, sem a prática de qualquer forma de discriminação e preconceito.

Qual é o papel da educação especial?

A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

Quando o aluno tem direito a professor de apoio?

Ou seja, respondendo objetivamente sua pergunta, segundo a LBI, estudantes com deficiência auditiva, visual, física ou intelectual ou com transtorno do espectro autista tem direito a um profissional de apoio.

Quem é o cuidador escolar?

O cuidador de escolar é o profissional necessário para que a rotina dos alunos de uma instituição de ensino seja mais tranquila e bem aproveitada. É ele o responsável por ajudar as crianças desenvolverem tarefas que ainda não conseguem realizar sozinhas.

Quem tem direito ao PDI?

O plano de desenvolvimento individual do aluno tem como foco a inclusão de discentes com Necessidades Educacionais Especiais. Nesse grupo entram crianças com TDAH, Autismo, Dislexia, Síndrome de Rubinstein, Deficiência Física, Transtorno de Pânico, Cegueira, Síndrome de Down, entre outros perfis.