Quais são os dois verbos do poema?

Quais são os dois verbos do poema?

Os dois verbos, tanto "passa" quanto "fica" são verbos intransitivos porque não precisam ser complementados. Aquele ou aquilo que passa, passa, e aquele ou aquilo que fica, fica. Todo o sentido da frase é compreendido sem que seja necessário adicionar algo que explique.

Como saber se é objeto direto preposicionado?

Nesses casos, a preposição pode ter apenas uma função enfática ou ser obrigatória – seja para evitar ambiguidade, seja porque o objeto direto é um pronome pessoal oblíquo tônico. Para reconhecermos um objeto direto preposicionado, basta isolarmos o verbo e verificarmos se ele é realmente transitivo direto.

Em qual alternativa há um objeto direto?

A alternativa em que há objeto direto preposicionado é a letra E - Amou a João com o mais puro amor. Trata-se do termo “a João”, que não pode ser objeto indireto, pois complementa o verbo “amar”, que é transitivo direto, porém está acompanhado de preposição. Damos a estes termos o nome de OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO.

Como classificar o complemento verbal?

Complemento verbal diz respeito ao termo que completa o sentido do verbo transitivo, e pode ser: objeto direto e objeto indireto. O objeto direto completa o sentido do verbo sem o uso de preposição, ou seja, se liga diretamente ao verbo transitivo sem o uso de preposição.