Como calcular PIS e Cofins no regime cumulativo?

Como calcular PIS e Cofins no regime cumulativo?

Como dissemos, a incidência cumulativa vale para as empresas que são tributadas pelo lucro presumido. A alíquota é de 3% da Cofins e 0,65% do PIS, sendo assim, o cálculo será da seguinte maneira: PIS ou Cofins = receita bruta + soma das alíquotas (3% + 0,65%).

Como calcular PIS e Cofins não cumulativo?

Exemplo de cálculo COFINS não cumulativo Do quadro acima, temos que o valor da COFINS devida, incidente sobre a receita bruta, é de R$ 37.

Como fazer cálculo de impostos?

Para calcular o Imposto de Renda completo, inicialmente a Receita Federal realiza o somatório de todos os rendimentos tributáveis informados pelo contribuinte. Em seguida, desse valor, ela subtrai as despesas dedutíveis que foram incluídas na declaração. Essa conta tem como resultado a base de cálculo do IR da pessoa.

Como calcular crédito de ICMS?

E o cálculo do ICMS é bastante simples. Ele é feito multiplicando o valor da mercadoria pela alíquota vigente. Porém, é necessário observar que devido às diferentes alíquotas, o ICMS poderá variar da origem para o destinatário.

Como calcular o crédito de ICMS do ativo imobilizado?

Regras para o crédito do Ativo Imobilizado Uma empresa pode pleitear o direito a crédito do valor do ICMS apenas quando os bens que compõem ao ativo imobilizado estejam diretamente relacionados ao seu processo de produção ou comercialização de mercadorias ou até mesmo as prestações de serviços tributadas pelo ICMS.