Qual a diferença entre fermentação alcoólica e fermentação láctica?

Qual a diferença entre fermentação alcoólica e fermentação láctica?

A fermentação ocorre no citosol e inicia-se com a glicólise, quando ocorre a quebra de glicose em duas moléculas de piruvato. ... Quando o piruvato é transformado em ácido láctico, dizemos que ocorreu uma fermentação láctica; mas quando se transforma em álcool, a fermentação é chamada de alcoólica.

Qual a principal diferença entre a respiração aeróbia e a fermentação?

A fermentação é um processo anaeróbio, enquanto a respiração celular é um processo aeróbio. A fermentação não apresenta uma cadeia de transporte de elétrons, como ocorre na respiração celular. O aceptor final de elétrons na fermentação é uma molécula orgânica, e na respiração celular, é o oxigênio.

Qual a importância da respiração aeróbica para os seres vivos?

Resposta: A grande maioria dos seres vivos realiza respiração aeróbica para produzir energia, entre eles algumas bactérias, protistas, fungos, plantas e animais. ... A respiração aeróbica pode ser dividida em três etapas básicas: glicólise, ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa.

Qual é o rendimento de ATP da respiração e da fermentação explique o porquê dessa diferença?

Em contrapartida, enquanto a fermentação ocorre de forma anaeróbia em sua totalidade, a respiração celular é aeróbia em sua quase totalidade. Os dois modos de obtenção de energia se parecem muito pois na primeira fase comporta a glicólise, que rende apenas 2 ATP, além do saldo total de energia produzida na fermentação.

Qual o rendimento energético da fermentação alcoólica?

É a fermentação alcoólica, em que o ácido pirúvico é transformado em gás carbônico e etanol (ou álcool etílico), com o mesmo rendimento de 2 ATPs. Este processo também vem sendo usado pelo ser humano, há muito tempo, na fabricação de bebidas alcoólicas - como vinho, cerveja e cachaça - e na indústria de panificação.

Quais são os produtos gerados na fotossíntese e respiração?

Além da energia luminosa, para realizar a fotossíntese são necessários dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) como reagentes e os produtos gerados são carboidratos (glicose e sacarose) e gás oxigênio (O2).

Qual a matéria prima utilizada no processo de respiração?

Na respiração celular, a obtenção de energia ocorre com a oxidação de uma molécula orgânica, geralmente a glicose, liberando energia. Parte dessa energia é armazenada na forma de moléculas de ATP (adenosina trifosfato), e parte é liberada na forma de calor.

Qual é a relação entre respiração é fotossíntese em plantas?

Ou seja, permite que o organismo, seja animal ou planta ou qualquer outro, viva! Na respiração aeróbica, é utilizado o gás oxigênio e liberado o gás carbônico; na fotossíntese, ocorre o contrário: o gás carbônico é utilizado e é liberado o oxigênio.

Qual a relação estabelecida entre os processos de fotossíntese e respiração em relação ao carbono e o oxigênio?

Nela os organismos autotróficos fotossintetizantes retiram o gás carbônico da atmosfera e eliminam, durante o processo, oxigênio, que será utilizado por alguns seres vivos no processo de respiração. Na fotossíntese o carbono retirado da atmosfera será utilizado na fabricação de moléculas orgânicas.