O que é o feudalismo e capitalismo?

O que é o feudalismo e capitalismo?

Feudalismo: Poder econômico concentrado nas mãos dos senhores feudais. Capitalismo: Poder econômico nas mãos da burguesia comercial, financeira e industrial. Feudalismo: sistema artesanal de produção de mercadorias. Capitalismo: sistema de produção baseado no uso de máquinas.

Quais fatores podemos atribuir a crise do sistema feudal?

Dentre as causas que são atribuídas à crise, não podemos incluir:

  • A Guerra dos Cem Anos.
  • A Jacquerie.
  • A Revolução Industrial.
  • A Peste Negra.
  • A insalubridade das cidades.

Quais foram as causas para a queda do sistema feudal?

A fome, a guerra e a peste Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal. Ao final do século XV, as monarquias nacionais estavam consolidadas, a nobreza enfraquecida e as obrigações feudais contestadas pelas constantes rebeliões de servos.

Quais foram as principais causas da decadência da Baixa Idade Média?

Do período que vai do século XI ao XV, denominada Baixa Idade Média, o sistema feudal de exploração de braços humanos entrou em decadência devido aos avanços no setor agrícola, como a invenção do moinho hidráulico, que facilitava a irrigação, e a atrelagem dos bois nas carroças, o que possibilitou viagens com mais ...

Como ocorreu o fim do feudalismo e quais as transformações nessa época?

A crise do Feudalismo ocorreu no último período da Idade Média, chamado de Baixa Idade Média (séculos XI e XV). A autossuficiência dos feudos foi abalada pelo crescimento da população na Europa a partir do século X. ... Por essa razão, o Feudalismo desapareceu por completo e pôs fim à Idade Média.

O que foi o feudalismo e o mercantilismo?

O feudalismo é um sistema agrário onde há três tipos sociais (Nobreza, clérigo, e camponês) e sua mobilidade social é nula. Já no mercantilismo é quando o camponês adquiri riquezas e passa a ser chamado de burguês, daí a burguesia busca apoio do rei(e nobreza) para ser financiador do estado.

O que define o mercantilismo?

O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.

O que foi o absolutismo e porquê de sua crise?

No decorrer do século XVIII, o absolutismo e o mercantilismo (sistema político e econômico que causou a expansão marítima e a exploração colonial) sofreram uma forte crise em razão da ascensão dos ideais propagados pelos intelectuais iluministas (principalmente o Liberalismo político e econômico).

Como foi o absolutismo?

O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto do rei sobre toda a nação.

Qual é a principal característica do absolutismo?

O rei concentrava todos os poderes e poderia até criar leis sem aprovação da sociedade. A transmissão hereditária era normal, assim o poder se concentrava em poucas famílias e dinastias. ...

Como se formou a monarquia nacional?

Através de conflitos, guerras e auto intitulações, reis surgiram e tomaram posse de terras maiores que feudos, centralizando a administração delas na família real e fazendo dessas terras Estados nacionais, com uma moeda própria, força armada, comércio independente e outros elementos que formam uma monarquia nacional.