Qual a biografia de Platão?

Qual a biografia de Platão?

Platão (428 a.C.-347 a.C.) foi filosofo grego, considerado um dos principais pensadores de sua época. Discípulo de Sócrates, procurava transmitir uma profunda fé na razão e na verdade, adotando o lema de Sócrates "o sábio é o virtuoso".

Qual é o nome verdadeiro de Platão?

Arístocles

Onde viveu Platão?

Atenas

O que é uma cidade justa para Platão?

A cidade justa, para Platão, é cada indivíduo, de acordo com sua maior aptidão, ocupar seu lugar dentro da polis. Aquele com maior sabedoria deve governar a cidade, o mais corajoso irá compor o exército e o temperado deve trabalhar. O justo é aquele que exerce seu lugar na polis dentro de sua aptidão.

Quais as características de uma cidade justa?

Platão acreditava que somente aqueles que detinham o conhecimento seriam capazes de governar, sendo assim ele determinou que uma cidade justa era divida em três categorias: ... Guerreiros: aqueles que cuidariam da segurança da cidade. Filósofos: aqueles que elaborariam as regras e leis de uma cidades.

O que é justa desigualdade para Platão?

A justa desigualdade para Platão era a desigualdade social (e aparente) que era justificada por uma desigualdade essencial (intrínseca) entre os sujeitos.

Como Platão entendia a desigualdade social?

Platão considerava justo que houvesse tratamentos e privilégios sociais diversos - ou seja, diferentes, não - iguais - entre os sujeitos se eles fossem, de fato, diferentes - por motivos intrínsecos - uns dos outros.

Qual a diferença entre desigualdade natural e desigualdade social segundo Rousseau?

Rousseau distingue dois tipos de desigualdade: a desigualdade natural ou física, por ser estabelecida pela natureza e que consiste na diferença das idades, da saúde, das forças do corpo e das desigualdades do espírito e da alma; a outra que se pode chamar de desigualdade moral ou política, por que depende de uma ...

Qual a saída que Rousseau aponta para diminuir as desigualdades entre os homens?

Com isso, pensa-se no Contrato, não para voltar ao estado natural, o que Rousseau acredita ser impossível, mas para tentar diminuir as desigualdades entre os homens após o arbítrio da instituição da propriedade.

Qual a origem da desigualdade entre os homens para Rousseau?

O diagnóstico de Rousseau foi no sentido de que a origem da desigualdade está na instituição da propriedade. Propriedade ilegítima que substituiu a justa posse. Para ele, a riqueza, que gera a vaidade, corrompe a moralidade e a desigualdade, que gera a inveja e o ódio, corrompe a política.

Qual a origem da desigualdade entre os homens é resultado da lei natural?

Qual a origem da desigualdade entre os seres humanos? Tomando como base os primeiros homens, Rousseau iniciou um pensamento que o levaria a concluir que toda desigualdade se baseia na noção de propriedade particular criado pelo homem e o sentimento de insegurança com relação aos demais seres humanos. ...

Qual a diferença entre Rousseau e Hobbes na descrição do que é o Estado 3 defina a origem da desigualdade e a origem da propriedade de acordo com o texto?

Enquanto Hobbes concebe o estado natural como guerra e o estado social como fonte de segurança individual, Rousseau afirma o estado natural como fonte da liberdade e da igualdade, sendo essencialmente bom, enquanto que a sociedade política era a fonte da guerra, posto que instaurava a desigualdade entre os homens.