O que é uma cerclagem?

O que é uma cerclagem?

Conhecida como cerclagem, esse tipo de operação é feita para evitar que o bebê nasça prematuro e garanta uma gravidez mais segura. A cirurgia é um dos tratamentos para uma doença chamada Incompetência Istmo Cervical, que é quando o colo perde a capacidade de suportar o peso da gravidez.

O que é cerclagem ou Circlagem?

A cerclagem é uma sutura cirúrgica em bolsa, realizada sob anestesia, geralmente indicada logo após o terceiro mês de gestação com objetivo de manter o colo uterino fechado até o final da gravidez.

Como é o procedimento de cerclagem?

A cerclagem uterina é um procedimento realizado por meio de uma cirurgia, em que costura o colo uterino para evitar o nascimento antes da hora prevista, e é indicada para mulheres que possuem uma insuficiência do colo do útero, que se trata de uma dilatação que pode começar ainda no primeiro ou no segundo trimestre de ...

Qual o tratamento para incompetência cervical?

Cerclagem. A cerclagem é uma cirurgia para manter o cérvix fechado e é associada a utilização de progesterona tópica como medida preventiva, nas mulheres história prévia de incompetência cervical ou em casos de pacientes em urgência com cervicodilatação, na ausência de contraindicações.

O que incompetência istmo cervical?

A Insuficiência Istmocervical (IIC) é a doença em que a falha no sistema oclusivo do útero determina abortos tardios e partos prematuros, tornando-se uma gravidez de alto risco.

O que é insuficiência cervical?

A insuficiência cervical (formalmente denominada incompetência istmocervical) é a dilatação cervical sem dor, resultando em parto de um feto vivo no 2º trimestre. A ultrassonografia transvaginal cervical durante o 2º trimestre pode ajudar a avaliar os riscos.

O que é insuficiência do colo uterino?

(Cervical Incompetence) A insuficiência istmocervical é uma abertura indolor do colo do útero, que resulta no parto do bebê durante o segundo trimestre de gestação.

Como saber se tenho o colo do útero curto?

Sintomas do colo do útero curto

  1. dor nas costas;
  2. pressão pélvica;
  3. cólicas abdominais;
  4. alteração no volume, cor e consistência do corrimento vaginal;
  5. leve sangramento de escape ou hemorragia;
  6. contrações semelhantes às de Braxton Hicks.

Como avaliar colo do útero?

Inserindo o dedo indicador na vagina, com as mãos e unhas bem limpas, podemos encontrar o colo. A textura das paredes vaginais são bem rugosas, e o colo de destaca por ser uma bolinha bem lisa, com um furo no meio – como se fosse uma rosquinha/um donut!

Quando o colo do útero é considerado curto?

Só se descobre fazendo o ultrassom de rotina do segundo trimestre, quando se mede o colo do útero. Ele deve ter no mínimo entre 2,5 cm e 3 cm. Menos que isso, caso não seja as últimas semanas da gestação, é perigoso.

O que significa colo pequeno?

Colo do útero curto é condição que exige atenção É importante avaliar o colo em cada fase gestacional, observando se há dilatação e/ou encurtamento precoce, quando o comprimento fica abaixo de 25 mm.

Qual a cor normal do colo do útero?

A cor do epitélio escamoso tende a ser um tanto fosca em contraste ao matiz róseo usual e a transluscência está diminuída, de modo que parece um tanto pálido (figura 6.

Quando sai um líquido transparente é sinal de gravidez?

O corrimento transparente abundante e com vestígios de sangue, normalmente dá origem a um corrimento rosado, que pode indicar que houve fecundação, e que o espermatozoide conseguiu entrar no óvulo, resultando em gravidez. Este pode ser o primeiro sinal de gravidez, mas que nem sempre é observado por todas as mulheres.

O que significa um corrimento transparente?

Assim, é normal haver um corrimento vaginal mais abundante em determinadas situações como no período periovulatório (corrimento gelatinoso transparente, tipo clara de ovo) e pré-menstrual (corrimento branco antes da menstruação), na estimulação sexual (relações sexuais) e na gravidez.