Quais elementos devem ser considerados quando trabalhamos com um currículo inclusivo?

Quais elementos devem ser considerados quando trabalhamos com um currículo inclusivo?

Dos diferentes aspectos que precisam ser notados na construção de um currículo inclusivo destacamos: a colaboração entre profissionais do ensino comum e da educação especial, um trabalho colaborativo [...] (SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, 2009, p. 39).

O que é uma adaptação curricular?

Adaptações Curriculares São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

O que é flexibilização e adaptação curricular?

Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais para dar suporte às dificuldades de aprendizagem. Pressupõe que se realize adaptação curricular, quando necessário, para torná-la apropriada às peculiaridades dos alunos com deficiência.

Como fazer adaptação curricular?

Confira, o passo a passo de como preparar essa adaptação, desde o ambiente doméstico até chegar ao escolar.

  1. Faça um balanço do ano anterior. ...
  2. Aplicação de avaliações. ...
  3. Planejamento de ensino individualizado. ...
  4. Acompanhamento fonoaudiólogo para a adaptação curricular. ...
  5. O trabalho da escola.

Qual a diferença entre flexibilização e adaptação curricular?

Ou seja, flexibilizações e adaptações curriculares não são a mesma coisa. Mais do que isso, a diferença entre ambas é basilar. A própria expressão “adaptado” denuncia que se trata de um “remendo”, uma mudança pontual, específica para alguns: os “diferentes”. Como se os demais fossem todos iguais.

O que é a flexibilização?

substantivo masculino Ação ou efeito de flexibilizar, de tornar flexível, menos rígido: flexibilização de normas de trabalho.

O que é flexibilizar o currículo?

A flexibilidade curricular permite o envolvimento do estudante em atividades variadas. Tais práticas trabalham no sentido de desenvolver habilidades e competências, não somente em áreas relacionadas à formação, como em aspectos emocionais e sociais.

O que são flexibilização?

No contexto da educação inclusiva, portanto, pode-se entender a flexibilização ou adaptação como a resposta educativa que é dada pela escola para satisfazer as necessidades educativas de um aluno ou de um grupo de alunos, dentro da sala de aula comum, na medida em que o que se faz ou deve-se fazer são ajustamentos, ...

Como se chama a parte flexível do currículo?

O documento normativo visa a nortear a elaboração dos currículos escolares. Para o Novo Ensino Médio é previsto a divisão em duas partes: a Formação Geral Básica (FGB), onde o currículo é comum a todos os alunos e alunas, e os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo.

O que você entende por adequação curricular?

A adequação curricular privilegia as potencialidades do sujeito, acima de suas dificuldades, e lhe permite sustentar-se como aluno regular dentro do sistema educativo. ... Uma maior diversificação curricular, que contempla as variações do alunado, vincula-se diretamente a uma menor necessidade de adequações curriculares.

Qual a importância da flexibilização curricular no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual?

Assim, a adaptação curricular quebra a barreira do padrão, auxiliando o currículo oficial, especificando e estruturando um caminho para nortear a prática pedagógica por meio de um planejamento desenvolvido pelos professores da Educação Especial e do ensino regular, no intuito de apoiar os alunos com deficiência e, em ...

Qual profissional define a necessidade de adaptação curricular?

Trata-se de currículo adaptado a ser produzido pelo professor e equipe pedagógica da escola com o fim de, além de planejar, traçar metas que serão fundamentais no processo de desenvolvimento do aluno. Quando o educando é assistido por terapeutas (psicólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos...)

Qual documento iniciou a busca por sistematizar o conceito de flexibilidade curricular?

Foi no texto da Declaração de Salamanca que se fez referência ao conceito de flexibilidade curricular, no entanto, a terminologia estava associada ao conceito de “adaptação curricular”, expressão que era utilizada anteriormente com maior frequência nos documentos oficiais e literatura na área da educação especial: “ ...

Quais os tipos de adaptações curriculares?

Tipos de Adaptação curricular

  • Adaptação dos conteúdos.
  • Adaptação do Método de Ensino e da Organização Didática.
  • Modificação da Complexidade das Atividades.

O que é adaptação de pequeno porte?

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não Signifi- cativas) são modificações promovidas no currículo, pelo professor,de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus ...

O que é adaptação de grande porte?

As adaptações de grande porte compreendem modificações maiores de natureza política, administrativa, financeira, burocrática que altera significativamente os documentos oficiais da escola, e que extrapola a área de atuação específica do professor, das quais podemos citar a criação de condições físicas, ambientais e ...

O que são adaptações curriculares de pequeno porte Escolha uma?

... as Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não significativas) são modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus ...

Quais são as categorias das adaptações de grande e pequeno porte?

As categorias de Adaptações Curriculares de Pequeno Porte são as mesmas que as de Grande Porte, a saber: Adaptações de acesso ao currículo, Adaptação de objetivos, Adaptação de conteúdo, Adaptação do método de ensino e Adaptação de procedimentos de Avaliação. (ARANHA, 2000).

Quais são os três maiores desafios da educação inclusiva?

O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos. A educação inclusiva diz respeito a todos....3. Preconceito

  • alunos com deficiência;
  • alunos com transtornos globais de desenvolvimento ou transtorno do espectro autista;
  • alunos com altas habilidades ou superdotação.

Como são definidas as adaptações e dê exemplos?

As "adaptações" que um indivíduo sofre durante seu período de vida e que estão associadas ao funcionamento do organismo, em resposta as variáveis do ambiente - como, por exemplo, o desenvolvimento de maior capacidade pulmonar em pessoas que se mudam para regiões montanhosas onde há menos oxigênio – são adaptações ditas ...

Qual a importância das adaptações curriculares?

Reconhecidamente, as adaptações curriculares constituem uma possibilidade para atender às dificuldades de alunos com deficiência, ou que apresentem dificuldades de aprendizagem, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e contribuindo com o seu processo de aprendizagem.

Quando falamos de adaptações curriculares o que cabe ao gestor?

Entretanto, cada qual tem um papel nesta tarefa. Quando falamos de adaptações curriculares, o que cabe aos gestores escolares? ... b)Não cabe ao gestor escolar, realizar adaptações curriculares, pois são responsabilidades exclusivas dos docentes.

Qual a importância das adaptações para a efetivação da inclusão social?

A educação inclusiva só é possível se forem feitas adaptações de modo a atender TODOS os alunos. Devem ser buscadas soluções (adaptações) que venham a tornar mais fácil o aprendizado de alunos portadores de alguma deficiência. Recursos flexibilizados ajudam bastante nesse processo.

De quem é a responsabilidade da realização das adaptações curriculares?

Pode-se dizer que a responsabilidade da realização das adaptações curriculares é de todos os atores sociais nela inscritos, uma vez que se trata de uma determinação das leis que regem a educação brasileira.

São adaptações curriculares significativas no que se refere à avaliação?

São adaptações curriculares significativas no que se refere a avaliação, a inserção de capacitação avaliativa, fazendo com que se tenha técnicas adicionais além da tradição de cobrar e avaliar o aluno. ... O currículo trata-se um documento com informações referentes às experiências profissionais de uma pessoa.

Como adaptar o currículo para alunos especiais?

APROPRIADO: que respeite a idade cronológica do aluno tanto nas atividades como no grupo de convivência. Para elaborar este currículo se parte de uma avaliação diagnóstica que leva em conta o nível cognitivo do aluno, a avaliação da linguagem e a adequação ao que é esperado para cada idade cronológica.