O que é correspondência e quais os tipos de correspondências?

O que é correspondência e quais os tipos de correspondências?

Segundo consta no dicionário da língua portuguesa o termo correspondência significa que é um ato ou efeito de corresponder-se, ou então a troca de cartas entre duas pessoas, ou o conjunto de cartas e telegramas recebidos e expedidos.

Como saber qual o tipo de arquivo?

Sites para descobrir qual programa usar para abrir um arquivo:

  1. File.org. O File.org é uma excelente opção para identificar arquivos com extensão desconhecida. ...
  2. OpenWith.org. ...
  3. File-Extensions.org. ...
  4. WolframAlpha. ...
  5. Wikipédia.

Quais gêneros Os documentos podem ser classificados?

Assim, os documentos podem ser textuais, cartográficos – como plantas e mapas, iconográfico – pinturas, cartazes, filmográficos, sonoros, micrográficos e informáticos ou digitais – doc ou pdf.

Quais são os dois grupos de documentos?

Assim, os documentos podem ser textuais (quando a informação está escrita), cartográficos (quando o documento representa uma área maior, como em plantas e mapas), iconográfico (quando o documento possui a informação em forma de imagem estática, como em fotografias, partituras, e cartazes), filmográficos (quando a ...

Como os documentos chegam no arquivo corrente?

A passagem dos documentos do arquivo corrente para o intermediário chama-se transferência. A passagem dos documentos do arquivo intermediário para o permanente chama-se recolhimento. A passagem dos documentos do arquivo corrente para o arquivo permanente chama-se recolhimento.

Qual a diferença entre um arquivo corrente e um arquivo permanente?

Refere-se a uma classificação quanto à frequência de uso do documento: 1- Arquivo corrente ou primeira idade; 2- Arquivo intermediário ou segunda idade; 3- Arquivo permanente ou terceira idade. 1- Arquivo corrente ou primeira idade: Refere- se à guarda de documentos que são consultados com frequência.

O que é um arquivo permanente?

É o órgão encarregado encarregado pela gestão dos documentos recolhidos para guarda permanente, tendo como competência: I - arquivar, organizar, preservar e dispor a pesquisa os documentos de valor permanente da Universidade; VIII – atender a pesquisa pública. ...

Para que serve o arquivo permanente?

A função primordial dos arquivos permanentes é de recolher e tratar os documentos públicos depois de cumprirem as razões para qual ele foi criado. Os arquivos administrativos guardam os documentos produzidos ou recebidos pelas organizações durante o exercício governamental.

O que é arquivo permanente e intermediário?

Arquivo intermediário é o conjunto de documentos originários de arquivos correntes e que estão sendo pouco usados na rotina de trabalho e são armazenados temporariamente (prazo estabelecido pelo CONARQ) até a sua destinação final, podendo ser eliminados ou arquivados permanentemente.

Quais são as características dos arquivos permanentes?

Arquivo Permanente: É quando o documento não é mais usado e tem seu arquivamento definitivo e tendo um valor secundário. Normalmente ele passa a ter um valor histórico. ... São documento que já não tem utilidade administrativa, mas não podem ser eliminados.

O que é um arquivo setorial?

São as unidades responsáveis pelas atividades de arquivos semi-ativos, localizadas nas unidades administrativas e acadêmicas da Universidade, recebendo orientação técnica e normativa do Arquivo Central do SIARQ/UNICAMP.

Quais os métodos de arquivamento existentes?

Existem várias maneiras de se organizar os documentos, fundamentadas em quatro métodos básicos: alfabético, geográfico, numérico e ideográfico. O estudo das regras que compõem cada método é fundamental para que o concursando consiga resolver as questões sobre o assunto.

O que é prazo de guarda?

O período de guarda dos tributos está relacionado com o prazo de decadência e prescrição, previstos nos artigos 173 e 174 do Código Tributário Nacional (CTN), respectivamente. ... Já a prescrição é o decurso do prazo de cinco anos para cobrar judicialmente o tributo devido.

Qual o prazo legal para guardar documentos?

Os comprovantes devem ser mantidos durante os 5 anos subseqüentes ao da respectiva declaração, ou seja, 6 anos (Código Tributário Nacional, Lei 5.

Qual é o prazo que o banco tem o dever de guardar documentos?

Há, nesse sentido, a Resolução Bacen nº 2.

Quanto tempo temos que guardar documentos de funcionários?

No entanto, em alguns casos é necessário armazenar os documentos trabalhistas por dez anos – como a folha de pagamento e o registro eletrônico –, além da recomendação de se arquivar os documentos relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por 30 anos.

Quanto tempo devo guardar o extrato do FGTS?

30 anos

O que são métodos de arquivamento?

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (ARQUIVO NACIONAL, 1992), Método de Arquivamento é uma sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.

O que é método ideográfico?

Método ideográfico ou temático - esse método ordena os documentos por assuntos. A classificação é feita pelos assuntos básicos ou temas que admitem diversas composições.

O que é método duplex?

Resolução: o método duplex faz parte do sistema ideográfico numérico e é uma junção com o método alfabético enciclopédico, pois só necessita acrescentar a numeração das classes. Além disso, não podemos esquecer da característica dos números justapostos com traços de união.