O que é patrimonialismo e clientelismo?

O que é patrimonialismo e clientelismo?

Enquanto o patrimonialismo é o modo como se organiza a sociedade (em torno de famílias que detêm um grande patrimônio e são consagradas pela tradição), o clientelismo é a faceta política do patrimonialismo e se define por um modo de relacionamento entre o poderoso e os que dele Page 16 16 dependem, os seus clientes.

O que é patrimonialismo exemplos?

Foi comum em praticamente todos os absolutismos. O monarca gastava as rendas pessoais e as rendas obtidas pelo governo de forma indistinta, ora para assuntos que interessassem apenas a seu uso pessoal (compra de roupas, por exemplo), ora para assuntos de governo (como a construção de uma estrada).

O que é clientelismo na administração pública?

Clientelismo é a troca de bens e serviços por apoio político, sendo a troca algo implícito ou não. O clientelismo denota a prática de distribuir empregos, favores e outros benefícios aos seguidores em troca de apoio político.

Quais as diferenças da administração patrimonialista e burocrática?

No modelo de Administração burocrática são adotadas uma série de medidas cujo objetivo é a defesa da coisa pública, em contraposição ao período patrimonialista antecedente, cuja característica principal é a confusão entre patrimônio público, Estado, e o patrimônio particular do detentor do poder.

O que é administração pública burocrática?

A administração pública burocrática foi adotada para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutas, na qual o patrimônio público e o privado eram confundidos. Nesse tipo de administração, o Estado era entendido como propriedade do rei.

O que é um estado burocrático?

O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos. As críticas à administração pública burocrática são muitas; dentre elas a separação do Estado e sociedade, pelo fato de os funcionários se concentrarem no controle e na garantia do poder do Estado.

O que é uma gestão burocrática?

É um sistema racional em que a divisão de trabalho se dá racionalmente com vista a fins. A ação racional burocrática é a coerência da relação de meios e fins visados”. Esse conceito considera a burocracia como dominação, sendo cada vez mais próxima dos fenômenos necessários tradicionalmente nas organizações públicas.

O que faz a administração pública?

Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta. A administração direta é aquela exercida pelo conjunto dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Onde trabalhar com administração pública?

Seu principal campo de trabalho está em ministérios, secretarias, concessionárias de serviços públicos e órgãos federais, estaduais ou municipais, de áreas como saúde, educação, assistência social, habitação e cultura.

O que faz um administrador público e quanto ganha?

Profissão Administrador: salário e carreira na área de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PORTE DA EMPRESASALÁRIO MÉDIO
TraineePleno
Grande EmpresaR$ 2.

O que é administração governamental?

Essa área é responsável pela gestão de empresas e instituições públicas e governamentais, tendo assim uma relação de proximidade com o Estado. O principal objetivo da Administração Pública é o bem comum, descrito na Constituição Federal, ajustando-se aos projetos e às políticas governamentais.

Como funciona a administração pública municipal?

A administração pública dos municípios brasileiros é responsabilidade dos poderes Executivo e Legislativo. O Poder Legislativo é exercido pela Câmara Municipal, cujas funções são acompanhar, fiscalizar e regular os atos do Executivo, assim como propor e aprovar leis de interesse da cidade.

O que é administração pública e privada?

As organizações públicas têm um controle político do Estado por meio de eleições. Já nas empresas privadas, o controle é exercido pelo mercado por meio da concorrência entre as companhias.

Quais são as três formas de administração pública?

A Administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial sintetizam, idealmente, três distintas maneiras de gestão do patrimônio do Estado.

Quais são as formas de organização pública?

Formas da administração pública

  • Administração Pública Patrimonialista. No patrimonialismo, o aparelho do estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, têm status de nobreza real. ...
  • Administração Pública Burocrática. ...
  • Administração Pública Gerencial.

Quais as formas de administração pública que Aristóteles aborda?

Foi o criador da Lógica. No seu livro política, estuda a organização do Estado e distingue três formas de Administração pública: Monarquia, Aristocracia e democracia. ... Veremos mais tarde que vários princípios da moderna administração, como os da divisão do trabalho, da ordem, do controle etc.

Quem faz parte da administração pública indireta?

Compõem a administração indireta as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas e sociedades de economia mista. As primeiras são entidades administrativas autônomas, criadas por lei específica, com patrimônio próprio e atribuições estatais específicas.

Quem faz parte da administração pública direta e indireta?

A Administração Direta corresponde à prestação dos serviços públicos diretamente pelo próprio Estado e seus órgãos. ... Se cria autarquias, fundações, sociedades de economia mista ou empresas públicas e lhes repassa serviços públicos, haverá Administração Indireta.

Quem faz parte da administração pública?

Fazem parte da estrutura federativa brasileira a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, todos pessoas jurídicas de direito público. Estes, por conseguinte, são os entes que compõem as diversas Administrações Diretas que coexistem em nosso país.

O que é administração direta e indireta?

A administração direta diz respeito à serviços públicos diretamente ligados ao Estado, enquanto a administração indireta é mais descentralizada. ... E a pública é relativa ao poder de gestor do Estado. A administração pública, por sua vez, refere-se à gestão de empresas e instituições públicas e governamentais.

O que é uma direta ou indireta?

Uma das principais diferenças entre a venda direta e indireta, portanto, está na distribuição. No caso da direta, o produto vai do fabricante para o consumidor, sem intermediação. Na indireta existe um intermediário no ciclo.

O que é uma indireta?

substantivo feminino O que não se diz diretamente, mas se dá a entender. Aquilo que se expressa pelos subentendidos para não dizer claramente: soltava indiretas para mandar a visita embora. O que não se faz diretamente; em que há intermediários.

O que significa a palavra direta?

Significado de Direta substantivo feminino plural Tipo de eleição em que o eleitor pode votar diretamente no seu candidato; diretas. adjetivo Comentário sincero, claro: professora direta. Que segue em linha reta; direita, reta: estrada direta. Etimologia (origem da palavra direta).

O que significa forma direta?

Significado de de forma direta e objetiva: Dizer tudo o que tiver que dizer sem fazer drama e sem enrolar.