Quais as vantagens e desvantagens da topologia estrela?

Quais as vantagens e desvantagens da topologia estrela?

Topologia Estrela

  • Vantagens: A codificação e adição de novos computadores é simples; Gerenciamento centralizado; Falha de um computador não afeta o restante da rede.
  • Desvantagem: Uma falha no dispositivo central paralisa a rede inteira.

Qual a topologia mais utilizada atualmente?

Topologia Estrela

Quais são as vantagens de uma rede Ponto-a-ponto?

As redes ponto a ponto são ideais para o compartilhamento de arquivos porque permitem que os computadores conectados a elas recebam e enviem arquivos simultaneamente.

Como funciona a topologia ponto a ponto?

Do inglês Peer to peer, é um formato de redes de computadores onde cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

O que é um ponto a ponto?

Solução que interliga dois pontos locais ou de longa distância através de conexão dedicada. É um serviço transparente aos protocolos e que permite trafegar vários tipos de informações com a tecnologia desejada.

Qual a diferença entre redes ponto a ponto e Cliente-servidor?

Resposta. rede ponto a ponto são rede que interligam apenas maquinas estação de trabalhos ou clientes e não possuem um S.O. sistema operacional server. ja a rede cliente servidor é composta de estações e principalmente de um servidor, onde as estações acessam as informações através de login e senha.

O que é um servidor e um cliente?

A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).

Quais as características entre modelos P2P e Cliente-servidor?

Arquitetura de Aplicação do tipo P2P (peer-to-peer) Nessa arquitetura, ao invés de termos cliente e servidor, temos pares iguais, dois sistemas iguais onde não há um típico servidor nem um típico cliente. ... Nesse tipo de arquitetura, não há garantia que vai sempre ter um sistema final funcionando como servidor.

O que é um ponto de rede operacional?

Definição: Um Sistema Operacional de Redes é um conjunto de módulos que amplíam os sistemas operacionais, complementando-os com um conjunto de funções básicas, e de uso geral, que tornam transparente o uso de recursos compartilhados da rede.

O que é um sistema operacional de rede?

O sistema operacional da rede auxilia no gerenciamento do fluxo de informações entre esse servidor de arquivos e a rede de computadores. Como exemplos consolidados de sistemas operacionais de redes, podemos citar UNIX, Windows 98, Windows 2000 Server, MacIntosh e Netware.

Qual a vantagem de usar um sistema operacional de rede?

Os usuários não precisam de comprar um servidor centralizado para armazenar dados como toda a informação é armazenada e acessada a partir de computadores conectados à rede . ... Nova tecnologia é facilmente integrado em conexões de rede cliente- servidor como o sistema operacional é controlado centralmente.

Qual é o objetivo das funções básicas implementadas em um sistema operacional de rede Sor )?

Uma das funções mais importantes de um SOR é compartilhar recursos na rede. O recurso mais frequentemente compartilhado é o “servidor de arquivos” para compartilhar o espaço em disco entre usuários, como se fosse uma extensão do espaço em disco de um computador individual.

Quais as principais funções de um sistema operacional para quem se destinam estas funções?

Resposta. As principais funções de um S.O é controlar o hardware e permitir a execução de softwares, além de fornecer uma interface ao usuário; todas as funções do S.O se destinam ao usuário.

Para que serve o sistema de rede?

Uma rede permite o compartilhamento de recursos de rede e computação. ... Também permite o compartilhamento de arquivos, dados e outros tipos de informações que dão aos usuários autorizados a capacidade de acessar informações armazenadas em outros computadores na rede.

Qual é a finalidade do sistema operacional?

Um sistema operacional é responsável pelo gerenciamento de todo o hardware do seu computador. É ele que vai diz, por exemplo, qual processo (programa em execução) poderá utilizar o processador e por quanto tempo. ... Podemos ver um sistema operacional com uma camada entre o hardware e as aplicações de usuário.

O que é e para que serve um sistema operacional?

Sistema Operacional. Conceito: É o conjunto de programas que gerenciam recursos, processadores, armazenamento, dispositivos de entrada e saída e dados da máquina e seus periféricos. O sistema que faz comunicação entre o hardware e os demais softwares.

O que fazem os sistemas de informação gerencial?

Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as empresas. ... É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.

Como seria a utilização do computador sem um sistema operacional quais são as duas principais funções?

Qual a função de um sistema operacional? Se não existisse sistema operacional, o computador não teria os gráficos, as imagens, recursos e os gerenciamentos em que ele gerencia os hardwares do computador.

Quais são as duas principais funções de um sistema operacional?

Um sistema operacional possui as seguintes funções:

  • gerenciamento de processos;
  • gerenciamento de memória;
  • gerenciamento de recursos;
  • entrada e saída de dados;
  • sistema de arquivos.

Como funciona o sistema de tempo real?

Portanto, um Sistema de Tempo Real é modelado através da divisão da aplicação em um conjunto de pequenas tarefas, com funções específicas, e que interagem entre si. Cada tarefa é executada de forma independente, mas elas precisam interagir entre si para que o sistema atinja seus objetivos.

Em que tipo de aplicações são utilizados sistemas operacionais de tempo real?

Sistemas operacionais de tempo real ou RTOS (Real Time Operating Systems) são uma categoria especial de sistemas operacionais. Eles são voltados para aplicações onde é essencial a confiabilidade e a execução de tarefas em prazos compatíveis com a ocorrência de eventos externos.

O que é um software de tempo real?

O processamento em tempo real é definido como o processamento de fluxo não associado de dados de entrada, com requisitos de latência muito curta para o processamento — medido em milissegundos ou segundos.

O que caracteriza um sistema operacional de tempo real quais as duas classificações de sistemas operacionais de tempo real e suas diferenças?

Quais as duas classificações de sistemas operacionais de tempo real e suas diferenças? Comportamento temporal previsível. O tempo de resposta é conhecido no melhor e pior caso da operação. ... Soft real-time systems: Perda de um prazo é perceptível e degrada o serviço prestado, sem maiores consequências.