Qual é a principal função do cloroplasto?

Qual é a principal função do cloroplasto?

Os cloroplastos são organelas celulares que participam do processo de fotossíntese, que consiste no processo de formação de carboidratos utilizando gás carbônico e água na presença de luz.

Qual a principal função do mitocôndria?

A função da mitocôndria de gerar energia ocorre através do processo conhecido como respiração celular. ... Além de oxidar moléculas derivadas da glicose, as mitocôndrias também são responsáveis pela oxidação de ácidos graxos, também com intuito de gerar ATP.

Qual a função do flagelo na bactéria?

O flagelo bacteriano é um motor rotativo reversível, alimentado por uma diferença de potencial eletroquímico de íons específicos, através da membrana citoplasmática.

Qual é a função do Nucleoide?

O nucleóide é a região de algumas células procarióticas onde se concentra o material genético. É uma molécula circular de DNA, que se encontra no citoplasma da célula, e não está associado a proteínas. É o nucleóide que determina as características da célula e comanda as suas actividades.

O que quer dizer flagelo na Bíblia?

substantivo masculino Tipo de chicote, instrumento de tortura composto por uma ou várias tiras de couro que, unidas por um cabo de madeira, é usado para espancar. [Por Extensão] Punição feita por castigo físico; tortura. [Figurado] Tortura moral; em que há aflição; angústia.

O que é Mesossomo e qual sua função?

Os mesossomos são formados por enzimas respiratórias e sua principal função é ser o responsável pela respiração da bactéria. São uma invaginação e possui a forma de lamelas ou vesículas da membrana celular. Também é participante da divisão celular, como um facilitador.

Qual é a importância do plasmídeo para as bactérias?

Uma célula bacteriana pode conter vários plasmídeos. Por possuir o seu próprio DNA, o plasmídeo pode conter genes relacionados com a resistência aos antibióticos, garantindo a sobrevivência da bactéria. Essa condição torna algumas infecções por bactérias difíceis de serem controladas.

Qual é a função do cromossomo bacteriano?

O plasmídeo é o DNA bacteriano adicional. ... O cromossomo bacteriano é o DNA (vamos chamar de "principal" pra facilitar). A função dele é armazenar os genes necessários ao crescimento e reprodução da célula.

O que é o cromossomo bacteriano?

O nucleoide, também chamado de cromossomo bacteriano, é a região onde se encontra o DNA do organismo procarionte. No nucleoide, o DNA apresenta-se geralmente como uma única molécula de DNA dupla fita circular.

Quais as características da replicação do cromossomo bacteriano?

Replicação do DNA Bacteriano• As bactérias replicam por fissão binária, as células-filhas são geneticamente idênticas;• Durante a replicação, a sequência dos nucleotídeos purina e pirimidina no DNA é copiada em duas moléculas-filhas de fita dupla;• Cada uma delas é composta de uma fita da molécula-mãe e de uma fita ...

Quais as formas de replicação bacteriana?

A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).

Qual a principal forma de multiplicação bacteriana?

A reprodução das bactérias é por reprodução binária. Nesse processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e divide-se em duas. ... As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição.

O que são transposons bacterianos?

Transposons são segmentos de DNA considerados “genes saltadores” por possuírem a capacidade de mudar sua localização, devido a presença do gene transposase, podendo estar presentes no cromossomo bacteriano ou plasmídeo (KELLY et al., 2009b).

Para que servem os transposons?

Transposons têm uma enorme influência na evolução e composição de genomas de plantas e animais. transposons catalizam sua própria excisão ou espalhamento. Há também os retrotransposons que são expressos e o RNA é transcrito em DNA e inserido, para isso codificam uma transcriptase-reversa.

O que são plasmídeos e transposons?

Os plasmídeos (ou plasmídios) são moléculas extracromossômicas circulares de DNA bacteriano. Essas moléculas destacam-se por sua capacidade de duplicação independente, ou seja, são capazes de se replicar independentemente do DNA cromossomal.

Qual a importância dos transposons para as bactérias?

Eles são importantes pois as bactérias Gram negativas são envoltas por uma cápsula protetora, que evita a ingestão delas pelos glóbulos brancos do sangue, então os transposons ajudam a mudar a estrutura genética dela e enfraquecer essa cápsula protetora.

O que é o fator F?

A conjugação bacteriana, descoberta por Ledeberg e Tatum (1946), é o processo sexual de transferência de genes de uma bactéria doadora para uma receptora. ... O processo de conjugação foi descoberto em Escherichia coli K12 e o elemento responsável foi chamado de fator F (também chamado de plasmídio F).