Em qual obra Kant aborda sobre o gosto?

Em qual obra Kant aborda sobre o gosto?

Resumo: Durante toda a sua exposição sobre o juízo de gosto, que ocupa majoritariamente a primeira parte (§1 - §60) da Crítica da faculdade do juízo (Critique of judgment), Kant só abre espaço para investigação da figura do gênio ao tratar da arte, no §43.

Por que Kant acha que o gosto não é subjetivo?

O juízo de gosto só pode ser um juízo universal porque ele justamente não está fundado numa sensação e sim numa reflexão.... Ou seja, não há, para Kant, qualquer possibilidade de uma imediaticidade do belo.

Quais são as três características do prazer estético de acordo com Kant?

As três características do prazer estético objetos naturais, objetos artísticos e por fim atenção nesses objetos junto com o próprio prazer.

Por que Kant entende o olhar estético como desinteressado?

Resposta: porque a partir do dado empírico, não se refere a ele, mas ao sentimento do sujeito vinculado a essa experiência.

O que é a arte para Kant?

149). Só é possível, segundo Kant, denominar arte a produção realizada de forma livre e racional. ... Assim, uma obra de arte autêntica é resultante da ação livre e racional dos seres humanos e não uma mera ação mecânica e sem sentido. A arte pressupõe, portanto, liberdade e racionalidade, eis o que Kant (1995) afirma.

Como Kant via a arte?

Kant revolucionou o conceito de estética e achar das pessoas para a arte da sua época, derrubando o pensamento de muitos filósofos anteriores, ele criticou a faculdade de pensar e foi a favor de juízo do que é belo, para ele a estética era sentir prazer nas coisas belas, de acordo com ele o belo é um prazer universal e ...

O que é a arte para Nietzsche?

Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.

O que é sublime na arte?

O termo sublime (do latim sublimis, "que se eleva" ou "que se sustenta no ar") entrou em uso no século XVIII, para indicar uma nova categoria estética, que se distinguia do belo e do pitoresco. ... Como conceito estético, o sublime designa uma qualidade de extrema amplitude ou força, que transcende o belo.

O que é uma coisa sublime?

adjetivo Cujas qualidades ultrapassam o comum; magnífico: fez um trabalho sublime. Que transcende o humano; que não é ordinário, comum, mundano; divino.

O que é o sublime text 3?

Sublime Text é um editor de código HTML. O programa tem interface com diferentes cores para facilitar a compreensão e construção dos códigos, ao contrário de editores de linguagem de programação que costumam ser complicados, principalmente para usuários iniciantes.

Qual é o significado da palavra estética?

A Estética, também chamada de Filosofia da Arte, é uma das áreas de conhecimento da filosofia. Tem sua origem na palavra grega aisthesis, que significa "apreensão pelos sentidos", "percepção". É uma forma de conhecer (apreender) o mundo através dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).

Qual é a origem da palavra estética?

A origem da palavra "estética" vem do grego, aisthésis, de percepção e sensação. ... Na Grécia, a estética surgiu como uma matéria de filosofia juntamente com a lógica e a ética, formando assim o conceito do bom e do belo para os valores morais do homem.

Qual o significado etimológico da palavra estética e o seu conceito?

Estética é uma palavra com origem no termo grego aisthetiké, que significa “aquele que nota, que percebe”. Estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais.

O que significa a palavra estética para a arte?

A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte. ... Da mesma forma a Estética também se ocupa do feio, da ausência do 'belo'.

O que é arte e estética e como esses dois conceitos se relacionam?

A arte é o objeto da estética. Ou seja, a estética pode tomar por estudo a poesia e, desta forma, defintir, segundo critérios objetivos, aquilo que é belo, e é o que Aristóteles faz em sua obra 'Poética'.

Por que a estética está ligada à arte?

A arte está ligada à estética, porque é considerada uma faculdade ou ato pelo qual, trabalhando uma matéria, a imagem ou o som, o homem cria beleza ao se esforçar por dar expressão ao mundo material ou imaterial que o inspira.

O que é estética para Platão?

Se estética é a investigação filosófica da arte e do belo (ou de um substituto contemporâneo para o belo, como o valor estético), a característica marcante dos diálogos de Platão é a de que ele investe a mesma quantidade de tempo a ambos os tópicos, e consegue, mesmo assim, tratá-los como opostos.

O que é estética para Aristóteles?

Decorre, apenas, de certa harmonia, ou ordenação existente entre as partes desse objeto entre si e em relação ao todo.” - Suassuna • Atribuindo a materialidade a beleza Aristóteles nos apresenta quatro qualidades inerentes as coisas: Harmonia, Ordem, Proporção, grandeza. ...

O que Platão e Aristóteles têm em comum?

Na verdade, eles eram contraditórios no pensamento. Platão pensava que os sentidos não trariam o conhecimento. Já Aristóteles era prático e dizia que os sentidos eram a principal fonte de conhecimento empírico que temos.

O que é estética na filosofia Brainly?

A Estética, também chamada de Filosofia da Arte, é uma das áreas de conhecimento da filosofia. Tem sua origem na palavra grega aisthesis, que significa "apreensão pelos sentidos", "percepção". É uma forma de conhecer (apreender) o mundo através dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).

O que é a estética na filosofia?

A estética é conhecida também por ser a ciência do belo, a filosofia da arte que dedica-se a estudar aquilo que é belo nas manifestações da natureza e também nas manifestações artísticas. A estética é uma área da filosofia, é portanto, um ramo filosófico que dedica-se a estudar e investigar a essência da beleza.

O que é o belo para a filosofia?

Na visão de Sócrates, “o belo é o útil”, ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for. Já Aristóteles, discípulo de Platão, possuía outro conceito de belo. Para ele, uma obra só poderia ser considerada bela se fosse capaz de promover a catarse em seus admiradores.

Qual inovação ocorreu ao conceito de beleza no renascimento?

O Humanismo (movimento intelectual que se difundiu na Europa durante a Renascença, o qual cocloca o ser humano como principal) estava de volta. O modelo de beleza do Renascimento propunha que as mulheres tivessem seios fartos e cinturas largas, que faziam referência à riqueza e fartura.

Qual era o padrão de beleza no renascimento?

Voltando a valorizar o corpo feminino, o modelo de beleza do Renascimento supunha mulheres mais cheinhas, de ancas largas e seios generosos - o que se manteria até o final do século XVIII. ... O ideal de corpo era forte e esbelto, favorecendo uma visão poderosa dessas mulheres. Outro atributo valorizado eram os seios.

O que é beleza para os renascentistas?

O neoplatismo renascentista veio atribuir um novo valor à beleza ao reconhecê-la como sinal exterior e invisível de uma “bondade” interior e invisível. A beleza já não é considerada um trunfo perigoso, mas antes um atributo necessário do carácter moral e da posição social.

Qual é o padrão de beleza imposto pela sociedade?

Resposta. Resposta: Os meios de comunicações tem imposto um estereotipado padrão de beleza feminina, os comerciais, desfiles, novelas, propagandas tem mostrado que para ser aceito na sociedade deve ser magra, vestir manequim 36. Nas capas das revistas vemos belos corpos de modelos magérrimas, a pura perfeição.