O que o PNE estabelece?

O que o PNE estabelece?

O Plano Nacional de Educação (PNE) é uma lei brasileira que estabelece diretrizes e metas para o desenvolvimento nacional, estadual e municipal da educação. O Plano vincula os entes federativos às suas medidas, e os obriga a tomar medidas próprias para alcançar as metas previstas.

Quais as estratégias do PNE?

Luiz Gonzaga de O. Pinto

  1. Erradicação do analfabetismo;
  2. Universalização do atendimento escolar;
  3. Superação das desigualdades educacionais;
  4. Melhoria da qualidade do ensino;
  5. Formação para o trabalho;
  6. Promoção da sustentabilidade sócio - ambiental;
  7. Promoção humanística, científica e tecnológica do País;

Quais são os avanços da meta-4 do PNE?

A meta 4 do plano trata da educação inclusiva. ... Na área da educação inclusiva, ele prevê a universalização do acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado (AEE) para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.

O que diz a Meta 4 do PNE?

Meta 4: universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema ...

O que é a Meta 4?

O Sistema de Recursos Humanos Meta-4 é um software para gestão de folhas de pagamento, contratado pelo governo do Paraná na década de 90 da empresa espanhola de mesmo nome: Meta4. O sistema pago aos espanhóis é gerenciado pela Celepar, companhia de informática do estado do Paraná.

O que é a universalização do atendimento escolar?

Universalizar o ensino é torna-lo comum a todos, garantindo que todos tenha oportunidade de ensino, em idade escolar ou não. ... Antes da Lei nº 12.

O que o PNE diz sobre a educação inclusiva?

A segregação definiu historicamente a condução da educação especial no Brasil. ... Anteriores ao atual PNE, a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 garantem a educação especial inclusiva, assegurando o AEE às pessoas com deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino.

O que diz a meta 5 do PNE?

Meta 5 PNE: alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental.

Qual é a meta 5 do Plano Nacional de Educação?

A meta 5 do PNE estabelece que o Brasil deverá alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o fim do 3º ano do ensino fundamental.

O que a tecnologia pode colaborar com a meta 5 do PNE?

Resposta. a. Pode colaborar com o estudo de alunos do Ensino Superior.

Qual o objetivo da Meta 7 do PNE?

Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir, progressivamente, até 2021, as seguintes médias nacionais para o Ideb: 6,o para os anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental e 5,2 no ...

O que significa fomentar a qualidade da educação básica?

Fomentar a qualidade da educação básica significa enfrentar a desigualdade social existente no país e assegurar a educação como um dos direitos humanos.

Quais são as metas que a escola pretende atingir em termos de oportunidades de aprendizagem aos estudantes?

Equipe diretiva ▪Melhorar o relacionamento com alunos, pais e a comunidade; ▪Fortalecer a integração a integração escola- comunidade; ▪Garantir uma gestão participativa; ▪Valorização dos profissionais da escola.

O que são metas escolares?

As metas da gestão escolar constituem um recurso estratégico fundamental para o sucesso da instituição a longo prazo. Isso porque as metas são integrantes de objetivos maiores que ajudam a comunidade escolar a se concentrar na jornada e alocar seus recursos e tempo de forma mais eficiente.

O que deve constar na proposta pedagógica?

Por isso, a proposta pedagógica deve contemplar tanto aspectos de gestão, quanto pedagógicos que definam, por exemplo, como a organização do conhecimento pode avançar para além da lógica de “disciplinas” e de turno (onde reside o saber formal) e contraturno (onde se dão oficinas complementares).