O que é aquisição de medicamentos?

O que é aquisição de medicamentos?

A aquisição de medicamentos é uma das principais atividades da Gestão da Assistência Farmacêutica e deve estar estreitamente vinculada às ofertas de serviços e à cobertura assistencial dos programas de saúde.

Quais os objetivos da seleção de medicamentos?

A seleção se constitui em um processo de escolha de medicamentos, tendo como base critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabe- lecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), para garantir medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos no Sistema Único de Saúde (SUS), com os objetivos de racio- ...

Como é o procedimento de aquisição de medicamentos em drogarias?

Formas de aquisição dos medicamentos Via de regra, os medicamentos são adquiridos por meio das licitações, onde são identificados pelo princípio ativo. Os processos licitatórios seguem os critérios estabelecidos pela Lei Federal 8.

Porque há tantos processos na Justiça para compra de medicamentos?

A causa disso é atribuída a problemas de logística, mas com o agravamento da crise econômica no País, todas as esferas do governo começaram a reduzir o volume de medicamentos comprados ou a postergar a compra, além de atrasar o pagamento dos fornecedores. O País, em todos os campos, vive a judicialização.

Quais são as dificuldades do farmacêutico no processo de licitação?

Inúmeros e injustificados atrasos nas entregas; • Solicitações frequentes de cancelamento de empenhos; Page 4 | NOTA TÉCNICA | 15| 2014 4 • Desinteresse das empresas farmacêuticas , tanto fabricantes como distribuidoras em participar dos processos licitatórios.

Como é realizado o ciclo da assistência farmacêutica no que diz respeito à dispensação de medicamentos de alto custo?

Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.

Quais medidas poderiam ser tomadas para a redução do desperdício e falta de medicamentos?

Materiais perfurocortantes (agulhas e ampolas) devem ser descartados corretamente em sua caixa. Para auxiliar a gestão de farmácias e não deixar os medicamentos vencerem, o sistema Hygia contribui para não evitar o gasto desnecessário com remédios, criando um controle de estoque seguro e eficaz.

O que é uma licitação e para que serve?

A licitação é um processo administrativo que visa assegurar igualdade de condições a todos que queiram realizar um contrato com o Poder Público. A Licitação é disciplinada por lei (Lei 8666 de 1993). Esta estabelece critérios objetivos de seleção das propostas de contratação mais vantajosas para o interesse público.

Que é o licitante?

Significado de licitante Algo ou alguém que licita; licitador. Que ou aquele que faz ofertas para comprar alguma coisa pelo preço que aponta; lançador, licitante.

O que é licitação Qual a finalidade da licitação?

A licitação tem como finalidades buscar sempre a melhor proposta estimulando a competitividade entre os concorrentes que participam desse procedimento licitatório oferecendo iguais condições entre eles garantindo assim a isonomia desde que os que queiram participar do certame preencham os requisitos previamente ...

Qual é o objetivo de uma licitação?

Em seu artigo 3, a Lei de Licitações e Contratos fala sobre o objetivo da licitação. Que é garantir que se cumpra o princípio da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável.

Quais são os objetos de uma licitação?

A licitação tem por objeto aquilo sobre o que se deseja contratar. Uma licitação pode ter por objetos: serviços, obras, compras, alimentações, concessões, permissões e locações.

Quais são os 4 possíveis objetos de uma licitação?

O que vai determinar a escolha é o tipo de objeto que vai ser licitado, ou seja, se é um bem, obra ou serviço específico. E também qual o valor da compra final. As modalidades de licitação previstas na lei são: concorrência; tomada de preços; convite; concurso e leilão.

O que são serviços comuns no pregão?

Bens e serviços comuns são produtos cuja escolha pode ser feita tão somente com base nos preços ofertados, haja vista serem comparáveis entre si e não necessitarem de avaliação minuciosa. São encontrados facilmente no mercado.

O que é um serviço de engenharia?

Serviço de Engenharia é toda a atividade que necessite da participação e acompanhamento de profissional habilitado conforme o disposto na Lei Federal nº 5.

Quais são os serviços de engenharia?

Serviço de Engenharia é toda a atividade que necessite da participação e acompanhamento de profissional habilitado conforme o disposto na Lei Federal nº 5.

Quais são os serviços de engenharia civil?

Quais são as principais atividades da Engenharia Civil?

  1. Elaboração de projetos. ...
  2. Monitoramento de construção. ...
  3. Fiscalização de obras. ...
  4. Perícia. ...
  5. Planejamento e manutenção de obras.

O que são atividades de construção civil?

Construção civil é o termo que engloba a confecção de obras como casas, edifícios, pontes, barragens, fundações de máquinas, estradas, aeroportos e outras infraestruturas, onde participam engenheiros civis e arquitetos em colaboração com especialistas e técnicos de outras disciplinas.