Qual foi o motivo da Reforma Protestante Brainly?

Qual foi o motivo da Reforma Protestante Brainly?

A Reforma Protestante teve causas relacionadas a aspectos políticos, econômicos e teológicos e resultou da corrupção existente na Igreja Católica. Além disso, teve resultado de interesses políticos oriundos de nobres que viram na reforma uma possibilidade de romper o vínculo de autoridade com o papa.

Quais foram as principais consequências da reforma protestante?

Resposta. _ Diminuição da interferência da igreja Católica no poder político dos monarcas. _Fortalecimento dos princípios sociais e econômicos da burguesia, que passaram a ser sustentados pela aprovação do lucro (doutrina calvinista). _Reação da igreja Católica (Contra-Reforma) ao movimento de Reforma Protestante.

Quais foram as principais Motivaçoes dos reformadores quais consequências eles sofreram?

Resposta: A insatisfação das pessoas com a igreja católica, principalmente com a venda de indulgências, foi q principal motivação, os reformadores tiveram como consequência perseguições, foram expulsos da religião e por fim, fundaram suas próprias doutrinas.

Quais foram as consequências dos reformadores?

- Diminuição da influência e do poder da Igreja Católica na Europa; - Surgimento de novas igrejas cristãs como, por exemplo, Igreja Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista; ... - Reação da Igreja Católica (Contrarreforma) ao movimento de Reforma Protestante.

Qual foi a consequência da contrarreforma?

extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero. cessação do poder político-administrativo da igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura.

Qual o objetivo e as principais consequências da contrarreforma?

Com a Contrarreforma, a Igreja Católica reforçou sua doutrina e o poder exercido pelo Papa. Além disso, instituiu o Tribunal da Inquisição, que deveria julgar as práticas daqueles que não concordavam e atacavam as doutrinas católicas.

Qual foi a consequência da venda de indulgências?

Quem vendesse indulgência era considerado herege. As consequências deste ato criminoso foram muitas: desde atos truculentos internamente à Igreja à inclusão nos argumentos de alguns padres para ruptura com a Igreja Católica. Lutero foi um dos que mais apontou esse desatino para influir na opinião pública a seu favor.

O que é correto afirmar sobre a Contra-reforma?

Sobre a Contrarreforma (reação da Igreja Católica à Reforma Protestante) é correto afirmar que: A. O movimento denominado contrarreforma não teve o apoio do papa e dos bispos católicos, pois eles acreditavam que não havia nada o que fazer para evitar o avanço do protestantismo na Europa.

O que foi a reforma e no que se relaciona com a Contra-reforma?

A Reforma foi um movimento europeu de criação de novas igrejas e credos religiosos, em oposição aos dogmas católicos. Já a Contrarreforma foi a resposta da Igreja Católica contra estes movimentos, que ameaçavam diminuir seu número de fiéis, sua influência política e, principalmente, sua riqueza.

Qual foi o principal objetivo do Concílio de Trento?

O Concílio de Trento, realizado entre 1545 e 1563, teve como principal objetivo reafirmar os dogmas da fé católica frente à disseminação do protestantismo.

Quais foram as principais medidas tomadas pelo Concílio de Trento?

Suas principais decisões conciliares foram: condenar a venda de indulgências, conforme Lutero já as combatera e a igreja romana admitiu seu erro; condenou a intervenção de príncipes nos negócios da Igreja; condenou a doutrina protestante de justificação apenas pela fé e reafirmou que a salvação é pela fé e também pelas ...

Qual foi o resultado do Concílio de Trento?

O Concílio de Trento foi realizado na cidade de Trento, na Itália, entre 1545 e 1563. Neste Concílio foram reafirmados os dogmas de fé questionados pelos protestantes como os sete sacramentos, a autoridade papal, a salvação pelas obras, o culto aos santo, e muitos outros.

Qual foi o objetivo da Igreja Católica ao convocar o Concílio de Trento em 1546?

Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da fé e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católica e da reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante, razão pela qual é denominado também de Concílio da Contra-reforma.

O que foi decidido no Concílio de Constantinopla?

Segundo concílio ecuménico, reunido em Constantinopla entre maio e julho de 381, convocado pelo imperador oriental Teodósio, com o intuito de encontrar novos meios para combater a heresia ariana, que estava a ser velozmente propagada, e de debater a importância eclesiástica que se deveria atribuir àquela região.

Qual era o principal objetivo do Concílio de Trento e os problemas enfrentados durante sua realização?

O Concílio de Trento, que se reuniu entre as décadas de 1540 e 1560, teve como objetivo principal reafirmar os dogmas da Igreja Católica. ... A Igreja Católica, nesse contexto, ponderou as críticas dos reformistas e procurou resolver o problema institucional e espiritualmente.

Quais as restrições do Concílio de Trento quanto ao barroco?

Queriam renovar a Igreja, fazer uma reinterpretação das Escrituras com rituais simplificados, sem imagens de santos ou indulgências para alcançar a salvação da alma.

Qual foi o mais significativo espaço de expressão do barroco?

A Bahia foi palco das primeiras manifestações do estilo barroco no Brasil, principalmente pelo fato de ser o centro econômico, político, cultural e comercial do país naquela época. Vale lembrar que o Brasil ainda era colônia de Portugal nesse período, e Salvador era a capital.

Quais foram as principais mudanças e permanências estabelecidas no Concílio de Trento?

O concílio condenou a doutrina protestante da justificação pela fé, proibiu a intervenção dos príncipes nos negócios eclesiásticos e a acumulação de benefícios; também definiu o pecado original e declarou, como texto bíblico autêntico a tradução de São Jerônimo denominada "vulgata" (popular, ou de uso popular, em latim ...

O que você entende por contrarreforma cite as medidas mais importantes tomadas pela igreja no Concílio de Trento?

as medidas são:Aprovação de ordem dos jesuítas. convocação do concílio de trento. reativação da santa inquisição. decretação do index Librorur prohibito rum(Lista de livros,proibidos aos católicos.

O que foi a contrarreforma e quais as principais decisões tomadas por seus representantes?

Movimento necessário para que os catolicismo reafirmasse suas concepções e moralizasse as práticas do clero. Suas principais medidas tomadas foram: - Proibição da venda de indulgências; restabelecimento da inquisição; manutenção dos dogmas católicos; o índex(censura de livros) e entre outras coisas.

Quais as principais medidas adotadas pela Igreja Católica e qual a finalidade de cada uma delas no movimento conhecido como contrarreforma?

A Igreja Católica decidiu, durante a Contrarreforma, financiar e apoiar a criação de Ordens Monásticas que divulgassem a sua doutrina mundo afora (das quais podemos destacar os jesuítas, os beneditinos e os franciscanos), reformou as instituições de ensino (tanto as religiosas quanto as voltadas para o público leigo), ...

O que foi a contrarreforma e quais suas principais medidas?

A contrarreforma é entendida como a reação da Igreja Católica ao avanço do protestantismo pela Europa. Ela se deu por meio de uma série de ações realizadas pela Santa Sé, que incluíram a catequização de pessoas por meio dos jesuítas, a reativação do tribunal da Inquisição, a proibição de certos livros etc.

Quais foram as medidas tomadas pela Contra-reforma?

Para impedir que o avanço do protestantismo se espalhasse para os outros países da Europa, a contrarreforma criou algumas medidas, como a criação da Companhia de Jesus, reforma de ordens religiosas e a inquisição.

Quais foram as medidas tomadas pela Contrarreforma Católica?

Outras medidas incluíram a reafirmação da autoridade papal, a manutenção do celibato eclesiástico, a reforma das ordens religiosas, a edição do catecismo tridentino, reformas e instituições de seminários e universidades, a supressão de abusos envolvendo indulgências e a adoção da Vulgata como tradução oficial da Bíblia ...

O que foi o Concílio de Trento Brainly?

Resposta: O Concílio de Trento foi uma reunião da alta cúpula da Igreja Católica que ocorreu entre 1545 e 1563, na cidade Trento, Itália. Convocado pelo Papa Paulo III, ela visava a garantia da unidade da fé e da disciplina eclesiástica.