O que significa In Situ na medicina?

O que significa In Situ na medicina?

O carcinoma in situ ou câncer não invasivo, é o primeiro estágio em que o câncer não originário das células do sangue pode ser classificado. Nesse estágio, as células cancerosas estão somente na camada da qual elas se desenvolveram e ainda não se espalharam para outras camadas do órgão de origem.

O que é um carbono híbrido?

A hibridização do carbono é o fenômeno natural que faz com que esse elemento possa realizar quatro ligações químicas. Define-se como hibridização a união de orbitais atômicos incompletos. Um orbital é classificado como incompleto quando ele apresenta apenas um elétron em seu interior em vez de dois.

O que é hibridização sp2?

Alguns átomos têm a capacidade de entrelaçar os subníveis de suas órbitas “s” e “p”, originando a hibridização do carbono sp sp2 sp3. Ou seja, esse fenômeno faz com que as partículas atômicas realizem um número mais elevado de ligações, desenvolvendo estabilidade.

O que é um orbital puro?

Um dos orbitais (por exemplo, py) é mantido "puro", para a construção da ligação dupla com o outro carbono. Este recurso é utilizado porque os orbital p puro tem a geometria adequada para a sobreposição com outro orbital p com a mesma geometria do outro carbono.

Qual o tipo de hibridização dos carbonos?

A hibridização do tipo sp ocorre com átomos de carbono que estabelecem uma ligação tripla e uma simples, ou duas duplas. Dessa forma, o carbono fica com quatro orbitais desemparelhados, podendo realizar quatro ligações covalentes, não apenas duas.

Como relacionar a hibridização SP Sp2 e sp3 com o tipo de ligação do carbono?

Explicação: Carbono com hibridização Sp3 possui ligações simples, ou seja, ligações sigma. Carbono com hibridização Sp2 possui ligação simples, ou seja, uma ligação sigma e outra Pi. Carbono com hibridização Sp possui uma ligação tripla, ou duas ligações duplas, ou seja, uma ligação sigma e duas ligações pi.

Como saber se o carbono e primário secundário e terciario?

Secundários: Carbonos ligados diretamente a dois outros carbonos. Os quadrados verdes destacam os carbonos que recebem esta classificação. Terciários: Carbonos ligados diretamente a três carbonos. O pentágono violeta identifica o carbono que se encontra entre outros três carbonos.

Como o carbono pode ser classificado?

O carbono pode ser classificado seguindo vários critérios: um deles se baseia na quantidade dos demais átomos de carbono a ele ligados. ... Carbono secundário: ligado diretamente a 2 outros carbonos; Carbono terciário: ligado diretamente a 3 outros carbonos; Carbono quaternário: ligado diretamente a 4 outros carbonos.

Qual é o número de carbonos primários secundários terciários e quaternários na estrutura abaixo?

Secundário que faz duas com outros carbonos; Terciário que faz três com outros carbonos; E, por fim, quartenário quem faz quatro com outros carbonos. Temos 3 carbonos primários, 10 carbonos secundários, 3 carbonos terciários e nenhum quartenário.

Quantos carbonos quaternários há na nicotina?

Observando a fórmula molecular, conclui-se que uma molé- cula de nicotina possui 10 átomos de carbono e 14 átomos de hidrogênio.

Qual o número de átomos de carbono terciários que ocorrem em cada molécula da prednisona?

Um carbono terciário é um carbono que se liga a outros três átomos de carbono ou seja , ele possui apenas um ligante diferente de outro átomo de carbono . Na molécula de PREDNISONA podemos identificar a existência de 5 carbonos terciários., A imagem em anexo está marcando cada uma desses carbonos.

Quantos carbonos terciários existem na estrutura do composto orgânico abaixo?

Assim, analisando a estrutura plana da figura, podemos concluir que ela apresenta 5 carbonos primários (ligados a apenas 1 outro carbono), 1 carbono secundário (CH2), 1 carbono terciário (CH, do meio da estrutura) e 1 carbono quaternário.

Quantos átomos de carbono terciários possui sua estrutura?

Para um carbono ser terciário ele precisa está ligado a três outros carbonos. No composto apresentado na foto, tem-se apenas dois carbonos terciários.

Qual é a estrutura molecular do prednisona?

C21H26O5

O que faz a prednisona?

Prednisona proporciona potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Qual é o efeito do prednisona?

Doses abaixo de 15 mg por dia apresentam efeito predominantemente anti-inflamatório, enquanto doses acima de 20 mg por dia começam a apresentar também ação imunossupressora (inibição do sistema imunológico). Quanto maior for a dose da prednisona, maior será o seu efeito imunossupressor e anti-inflamatório.