O que é um distúrbio cerebral?

O que é um distúrbio cerebral?

Distúrbios neurológicos em crianças ocorrem quando algo está anormal no cérebro, no sistema nervoso ou nas células musculares. Esses distúrbios podem variar de epilepsia (convulsão) a enxaquecas, tiques ou distúrbios do movimento e muito mais.

O que é um distúrbio?

O distúrbio é uma alteração nas condições físicas ou mentais do indivíduo que afeta o funcionamento de algo em sua rotina, e geralmente tem origem de fácil identificação.

Qual é a diferença entre transtorno é distúrbio?

TRANSTORNO: é uma perturbação de ordem psicológica e/ou mental que causa incômodo na pessoa devido a falha de estimulação na região frontal do cérebro; DISTÚRBIO: é uma disfunção do Sistema Nervoso Central no cérebro que causa desequilíbrio patológico por alguma alteração violenta de ordem natural.

Qual a diferença entre um distúrbio é uma síndrome?

Os sintomas que compõem uma síndrome podem variar de acordo com o tempo e, portanto, podem vir a desaparecer. Em termos genéricos, um transtorno pode ser entendido como um estado alterado da saúde normal e nem sempre está vinculado à uma doença.

O que é um distúrbio no coração?

O fluxo sanguíneo inadequado resultante da freqüência cardíaca ou de ritmos cardíacos anormais ou da deficiência da capacidade de bombeamento cardíaco pode causar tontura, fraqueza e desmaio. Esses sintomas também podem ser decorrentes de alguma doença cerebral ou da medula espinhal ou sua causa pode não ser grave.

Qual a diferença entre distúrbios e transtornos de aprendizagem?

“Crianças com dificuldade de aprendizado podem apresentar falta de concentração nas horas de estudar e fazer a lição de casa, enquanto as que apresentam distúrbio também não conseguem se concentrar em uma brincadeira com muitas regras ou jogos eletrônicos, por exemplo”, explica.

O que é um distúrbio de aprendizagem?

Os distúrbios de aprendizagem envolvem uma incapacidade de adquirir, reter ou usar habilidades ou informações gerais, o que resulta de dificuldades com a atenção, com a memória ou com o raciocínio e afeta o desempenho acadêmico.

Quais são os tipos de distúrbios de aprendizagem?

Confira os tipos mais comuns de transtornos de aprendizagem:

  • Dislexia. A principal característica da dislexia é a dificuldade em ler e escrever. ...
  • Discalculia. ...
  • Disgrafia. ...
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) ...
  • Qual o papel da escola?

O que é um transtorno de aprendizagem?

São transtornos que causam discrepâncias entre o potencial e os níveis reais de desempenho acadêmico, assim como as previsões das habilidades intelectuais da pessoa. Os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações.

Qual a causa de um transtorno específico de aprendizagem?

Diversos fatores podem causar dificuldades de aprendizagem, como questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada e ambiente desfavorável. O transtorno específico da aprendizagem é uma condição neurológica (interna) que afeta a aprendizagem e o processamento de informações.

Quais são os principais transtornos específicos de aprendizagem?

  • Variações normais no desempenho acadêmico. ...
  • Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual). ...
  • Dificuldades de aprendizagem devidas a problemas neurológicos ou sensoriais. ...
  • Transtornos neurocognitivos. ...
  • Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. ...
  • Transtornos psicóticos.

Quais são as causas do transtorno de aprendizagem?

Causas do Transtorno de Aprendizagem Doença cerebral ou traumatismo; Comprometimento visual ou auditivo; Falta de oportunidade em aprender; Mudanças escolares (ocasionando descontinuidade educacional).

Quais os sintomas de dificuldade de aprendizagem?

Dificuldades na leitura

  1. No início da alfabetização, dificuldades em reconhecer rimas e compreender jogos fonológicos;
  2. Dificuldade no reconhecimento de letras do alfabeto;
  3. Dificuldades em relacionar sons e letras.
  4. Dificuldade em ler palavras pouco frequentes.
  5. Problemas em memorizar palavras escritas;

Qual a importância de compreender os distúrbios transtornos de aprendizagem para o processo de Ensino-aprendizagem?

Qual é sua importância? Distúrbios de aprendizagem são problemas que afetam a capacidade da criança de receber, processar, analisar ou armazenar informações. Podem dificultar a aquisição, pela criança, de habilidades de leitura, escrita, soletração e resolução de problemas matemáticos.

Qual o papel do pedagogo a no processo de ensino aprendizado desses alunos?

O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar. ... Nesse sentido, o pedagogo assume também o papel de mediador, de articulador das relações entre o professor e o aluno.

Como o professor pode ajudar um aluno com dificuldade de aprendizagem?

Coordenador deve fazer um acompanhamento periódico das crianças e ajudar o docente a propor estratégias para a sala de aula. O coordenador pedagógico é o principal responsável por oferecer apoio e incentivar o professor, propondo reflexões e estratégias de sala de aula.

Qual o papel do professor perante o aluno com dificuldades de aprendizagem?

O trabalho do professor é ajudar a promover mudanças, intervindo diante das dificuldades que se apresentam durante o processo de aprendizagem, trabalhando com os desequilíbrios e facilitando o aluno a aprender a aprender (SOARES, 2003). ... O professor desempenha um papel importante na identificação da dificuldade.

Como um professor pode fazer a diferença diante de uma dificuldade de aprendizagem?

Vínculo do professor e aluno A primeira forma em que o professor pode ajudar crianças com dificuldades de aprendizagem é estabelecer um vínculo com os mesmos. A partir do momento em que o professor cria rotinas e atividades interativas com os alunos, cria-se também fortes conexões e uma figura positiva do professor.

Como o ato de criar possibilidades pode auxiliar o aluno com dificuldades de aprendizagem?

De acordo com (Soares, 1998), é fundamental que a escola crie possibilidade para uma constante construção do conhecimento, possibilidades estas que partem desde os diversos caminhos oferecidos para a aprendizagem seja ela consciente ou não, possibilitando que os alunos atuem de forma crítica na sociedade em que vivem, ...

Qual a postura da escola em relação aos alunos com distúrbio de aprendizagem?

A metodologia da escola deve ser adequada, envolvendo seus alunos. E no momento em que surgir algum problema com algum aluno é importante que haja uma mobilização por parte da escola, a fim de que solucionem a possível dificuldade. A escola deve esforçar-se para a aprendizagem ser significativa para o aluno.

Quais são as principais queixas iniciais no ambiente escolar em relação a alunos com TDAH?

Houve relatos de familiares com dificuldades de aprendizagem em 76% dos casos, principalmente dos pais (37%). As queixas mais freqüentemente apresentadas foram de dificuldades de apren- dizagem (46%), dificuldades de atenção/memória (19%) e comportamentais (15%).

Como o professor pode identificar um aluno que apresenta TDAH?

Sempre estão mexendo os pés ou as mãos; Apresentam dificuldades em seguir regras e realizar operações matemática; Podem ter dificuldade em associar a fonética das letras às palavras; São bastante impulsivas.

São exemplos de dificuldades de aprendizagem?

Os tipos mais comuns de dificuldades de aprendizagem

  • Dislexia. ...
  • Disgrafia. ...
  • Discalculia. ...
  • Dislalia. ...
  • Disortografia. ...
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)

Quais as possíveis dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem?

Através desse estudo é possível perceber o grande número de alunos que apresentam dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, tais como: dificuldades na escrita, na leitura, na interpretação, no raciocínio, problemas comportamentais, problemas estruturais como a falta de acompanhamento da família na vida escolar ...