Quais as vantagens e desvantagens da globalização no momento atual?

Quais as vantagens e desvantagens da globalização no momento atual?

Vantagens da globalização Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades. Outra vantagem consiste na redução de custos, o custo médio dos produtos baixa e a produção pode ser descentralizada.

Quais são as vantagens e desvantagens da globalização?

Vantagens (aspectos positivos) da Globalização:

  • presença de produtos e serviços em todas as parte do mundo (levados pelas empresas multinacionais);
  • uso da internet para se comunicar, comprar e vender produtos e serviços (por pessoas físicas e jurídicas);
  • ganho de competitividade entre os países do globo terrestre.

Quais os efeitos da globalização no mundo?

Uma das evidências mais fortes das consequências da globalização é a configuração do espaço internacional em redes de transporte, de comunicação, de trocas comerciais, de capitais especulativos e de cidades. A expansão das empresas multinacionais também é outro elemento propiciado pelo avanço da globalização.

Quais os efeitos da globalização no Brasil?

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

Como ocorreu a globalização no Brasil?

Globalização no Brasil Isto se deu através da implementação do Neoliberalismo com o Plano Collor, que promoveram a abertura do mercado nacional e as privatizações de empresas estatais. Além disso, a expansão das indústrias e das empresas multinacionais foram essenciais para reforçar o processo de globalização no país.

Quais são os efeitos da globalização na cultura?

Com a Globalização, ampliaram-se as facilidades de comunicação e, consequentemente, a transmissão dos valores culturais. Assim, observa-se que as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial.

Qual é a característica da globalização?

Uma característica notável no processo de globalização é a promoção de uma grande integração social, econômica e política, principalmente por meio da união do mercado mundial a partir das relações comerciais e financeiras.

O que é Patrimônio Cultural Imaterial exemplos?

São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

São exemplos de cultura não material *?

A cultura imaterial possui um grau de abstração, ou seja, não é concreta. Alguns exemplos são valores, crenças, folclore, danças, músicas, artes plásticas, festas e religiosidade.

O que faz parte da cultura imaterial?

Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer. ... Ambas possuem aspectos simbólicos, posto que carregam a herança cultural de determinado povo, ao mesmo tempo que promovem sua identidade.

São exemplos de cultura não material E a religião?

1 São exemplos de cultura não material: AO) A religião, o sotaque e a roupa de um povo.