O que é transferência para a psicanálise?

O que é transferência para a psicanálise?

Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...

O que é transferência e Contratransferencia na psicanálise?

A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...

Em que circunstância a transferência Torna-se a mais forte resistência ao tratamento psicanalítico?

A transferência se faz necessária no tratamento analítico desde o seu momento inicial, e desta forma, como já foi dito, é a manifestação mais forte da resistência.

O que é resistência para psicanálise?

Numa síntese das definições de dois dicionários psicanalíticos, podemos dizer que o conceito de resistência, na psicanálise, designa "o conjunto das reações de um analisando cujas manifestações, no contexto do tratamento, criam obstáculos ao desenrolar da análise" (Roudinesco & Plon, 1998, p.

Quando o paciente falta a terapia psicanálise?

Diferente da academia, que você não está malhando quando não vai à sessão, faltas para a terapia podem fazer parte do processo terapêutico. Existe, inclusive, uma recomendação aos psicólogos, psicanalistas, que no tempo que o paciente se ausenta, ele não aproveite para resolver outras questões.

O que fazer quando o paciente não fala na terapia?

Estas são algumas estratégias para conseguir isso:

  1. Não assumir que o cliente entendeu a explicação de como fazer os registros. ...
  2. Motivar e ressaltar o valor da tarefa. ...
  3. Certifique-se de que a maneira de solicitar as anotações seja apropriada.

O que pode ser a perda da fala?

Fernanda Papaterra Limongi – As mais comuns são os acidentes vasculares cerebrais, isquêmicos ou hemorrágicos. No entanto, podem existir outras causas para a afasia, como tumores ou traumatismos cranianos provocados por acidentes automobilísticos, por armas de fogo ou por quedas graves.