O que é o processo de agregar pessoas?

O que é o processo de agregar pessoas?

Agregar pessoas Agregar é fazer com que novos profissionais façam parte da empresa, contribuindo com suas competências, para que as tarefas diárias sejam executadas com maestria. Para isso, é preciso ter um processo de recrutamento e seleção bem estruturado.

Como surgiu a gestão de recursos humanos?

A origem do RH A área é relativamente nova. Ela surgiu no começo do século 20, e com um nome diferente. Na época, era chamada de Relações Industriais, devido ao impacto da Revolução Industrial na sociedade. Apesar do nome, a função era centrada no controle de registros burocráticos e na supervisão dos trabalhadores.

Por que surgiu o departamento de pessoal nas empresas?

O Departamento Pessoal existe desde a época da escravidão. ... Durante o regime escravagista, alguns escravos eram encarregados de garantir que todo o grupo trabalhasse e produzisse com a máxima eficiência. Algo parecido continuou mesmo após o fim da escravidão, com supervisores sendo nomeados para organizar os processos.

O que é o Departamento de Pessoal?

Departamento Pessoal é a área responsável pela administração dos funcionários da empresa. As funções do Departamento Pessoal vão desde a admissão até a demissão dos colaboradores, permeando rotinas como férias, folha de pagamento, benefícios, entre outras.

Onde se iniciaram as atividades do departamento pessoal?

Desde a época da escravidão, mais exatamente nos engenhos comandados pelos senhores feudais, as atividades do DP existem. Essas, eram dadas a uma pessoa de confiança, conhecida como feitor ou capataz, que tinha a rotina de contabilizar a quantidade de trabalhadores e cuidar de todas as questões relacionadas a eles.

Tem faculdade de departamento pessoal?

A faculdade de Recursos Humanos tem duração de até 3 anos, dependendo da instituição de ensino. ... O curso é de tecnólogo e prepara o aluno para trabalhar no departamento de RH de organizações públicas e privadas de qualquer segmento, em empresas especializadas em recrutamento e seleção, ou como consultor.

Quanto tempo dura o curso de Departamento Pessoal?

14 meses

Qual o tipo de curso que devo fazer para começar a trabalhar no departamento pessoal?

Curso bastante tradicional para se trabalhar com recursos humanos é Administração de Empresas. Ele dará uma base de diversas áreas necessárias para atuar com RH e departamento pessoal, além de constituir conhecimentos de tributos e administração organizacional.

O que é preciso para trabalhar no setor de departamento pessoal?

Confira o Checklist com as rotinas de departamento pessoal:

  • Legislação trabalhista. ...
  • Registro trabalhista. ...
  • Folha de pagamento. ...
  • Controle de horários. ...
  • Controle de férias. ...
  • Impostos, taxas e contribuições. ...
  • Processos de demissão e desligamento. ...
  • Alinhamento de ações.

Como se especializar em departamento pessoal?

Para isso, é interessante que o analista de departamento pessoal possua uma especialização, pós-graduação ou MBA na área de Recursos Humanos e/ou Gestão de Pessoas. Esse tipo de educação formal dará ao profissional mais estofo e autoridade para desempenhar suas tarefas de Departamento Pessoal no dia-a-dia.