Quando fazer profilaxia antibiótica em cirurgia odontológica?

Quando fazer profilaxia antibiótica em cirurgia odontológica?

De forma geral, a profilaxia com antibióticos é recomendada após procedimentos que envolvam tecidos da gengiva ou da zona periapical dos dentes . Também nas situações que tenham sido realizadas perfurações da mucosa bucal.

Quando fazer profilaxia para endocardite?

Dessa forma, recomenda-se profilaxia iniciada imediatamente antes do procedimento, terminando 48 horas após (repetindo durante a cirurgia em caso de procedimentos muito prolongados).

O que é profilaxia para endocardite?

A profilaxia antibiótica passou a ser indicada somente para pacientes de alto risco cardíaco em uma gama de procedimentos odontológicos. Desse modo, um número restrito de pacientes é selecionado para receber a profilaxia com antibióticos: apenas aqueles em que a endocardite levaria a uma maior morbimortalidade.

O que pode causar endocardite?

A doença é causada pela presença de bactérias na circulação sanguínea e de lesões no endocárdio, ou seja, a patologia só se desenvolve em indivíduos com um histórico de problemas cardíacos. Os microrganismos presentes no sangue chegam até o coração por meio da circulação e se alojam nessas lesões, causando o problema.

Como evitar endocardite bacteriana?

Cuidados com a higiene bucal são fundamentais para reduzir o risco de desenvolver a endocardite. Outra recomendação é evitar procedimentos que possam desencadear quadros infeciosos, como tatuagens e piercings, e uso de drogas injetáveis. Cortes na pele também devem ser tratados para impedir a infecção.

Quando usar antibiótico na odontologia?

Há três indicações principais em odontologia para uso dos antibióticos: A) Tratamento das infecções dentais agudas e/ou crônicas; B) Profilática em pacientes de risco para desenvolvimento de endocardite bacteriana; C) Profilática para pacientes com algum grau de comprometimento do sistema imunitário e de defesas10.

Qual a finalidade da profilaxia?

Na profilaxia são tomadas ações e medidas para que não exista interação de um agente infeccioso com o organismo, com objetivo de conter a inserção de doenças e, quando isso não é possível, realizar o controle para que as doenças não se disseminem.

Porque tomar Amoxicilina depois de extrair dente?

Esta revisão encontrou evidências de que tomar antibióticos imediatamente antes e/ou depois da extração dentária reduz o risco de infecção, dor e alveolite após a extração de dentes do siso por cirurgiões dentistas.