Qual é a política de Aristóteles?

Qual é a política de Aristóteles?

Na filosofia aristotélica a Política é a ciência que tem por objetivo a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis).

Como Aristóteles vincula a noção de mediania a política?

Com o objetivo de promover os valores éticos para o bem da sociedade, a fórmula aristotélica da mediania propõe a rigorosa punição dos vícios pelos agentes públicos, simbolizados no texto pela profissão de juiz. A mediania aristotélica não tem nada a ver com rigorosas punições.

Qual obra filosófica que Aristóteles trabalhou seu pensamento sobre a política?

Sempre abrir. Política (no original grego: Πολιτικά) é uma obra dedicada ao tema da filosofia política, concebida pelo filósofo grego Aristóteles.

Como Aristóteles conceitua o meio termo ou mediania?

A ética do meio termo era a concepção aristotélica de que a virtude estaria entre dois extremos (que ele considerava vícios), sendo sempre o resultado da prudência e da temperança. Deste modo, para agir virtuosamente - da maneira que era mais desejável - o sujeito precisaria saber se colocar entre os extremos.

O que significa a palavra mediania?

1. Qualidade de mediano. 2. Meio termo (entre a riqueza e a pobreza, o talento e a vulgaridade, etc.).

Qual a relação entre vícios e virtudes na teoria aristotélica?

Bons hábitos formam virtudes, e maus hábitos formam vícios. O homem virtuoso é aquele que tem em si a inclinação para agir de acordo com a virtude. Uma ideia importante relativa à ética aristotélica é a virtude como meio-termo, o “meio-termo” de ouro de Aristóteles. A virtude é um meio-termo entre dois vícios.