O que significa amido resistente?

O que significa amido resistente?

Amido resistente é uma forma amido que é digerido pela flora intestinal humana e não causa aumento da glicemia, logo são saudáveis e necessários.

Quais as fontes de amido resistente?

Entre eles estão a batata, a mandioca, o inhame, o cará e, em especial, a banana verde. O amido resistente não é digerido pelas enzimas gástricas e é facilmente eliminado pelo bolo fecal com parte da gordura e açúcar digeridos.

Onde encontramos apenas Glicidios formados pela união de dois Monossacarideos?

Alternativa “b”. Podemos classificar os glicídios em três grupos principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Marque a alternativa onde encontramos apenas glicídios formados pela união de dois monossacarídeos. a) amido e celulose.

O que contém apenas monossacarídeos?

Os principais monossacarídeos são a glicose, frutose, galactose e ribose. A sacarose, a maltose e a lactose são dissacarídeos, ou seja, compostos formados por duas moléculas de monossacarídeos, sendo a sacarose formada por glicose e frutose, a maltose por duas glicoses e a lactose formada por glicose e galactose.

O que diferencia a forma alfa e beta da molécula de glicose?

Quando a hidroxila está abaixo, diz-se que a glicose está em sua forma alfa (α), e quando está acima, diz-se que a glicose está em sua forma beta (β). ... A forma linear pode converter-se na forma cíclica alfa ou beta, com as duas formas diferindo na posição do grupo hidroxila derivado da carbonila da forma linear.

Qual a diferença entre ligações alfa e beta?

Essa nomenclatura depende da configuração do carbono anomérico envolvido na ligação glicosídica (mais informações sobre esse assunto aqui). Ou seja, se o carbono anoméico estiver na configuração alfa, a ligação é do tipo alfa, se estiver na configuração beta, a ligação é do tipo beta.

Quantos Estereoisomeros possuem a glicose?

Por ter 6 átomos de carbono é classificada como uma hexose, uma subcategoria dos monossacarídeos. A D-Glicose é um dos 16 estereoisômeros da aldohexose, também conhecida como dextrose acontece abundantemente na natureza, diferente de seu isomero L-Glicose.

O que é uma D-glicose?

Dentre os inúmeros compostos classificados como carboidratos, a D-glicose é de longe o monossacarídeo mais abundante. A D-glicose é um dos poucos carboidratos de baixa massa molecular, economicamente atrativo, produzido em larga escala e propenso a modificações estruturais para a produção de novos compostos.

Como ocorre o processo de ciclização da glicose?

Por exemplo, a molécula de glicose a seguir é uma aldose, isto é, possui o grupo aldeído e não o grupo cetona. O seu grupo aldeído reage com a hidroxila do carbono 4, ocorrendo a ciclização da molécula e originando um anel com 5 átomos, sendo 4 de carbono e 1 de oxigênio; por isso, é considerado um pentanel.

O que significa dizer que um alimento possui um alto índice glicêmico?

Seguindo uma escala numérica, a tabela classifica o IG dos alimentos como baixo, moderado ou alto. Aqueles que têm alto IG são os que rapidamente se transformam em açúcar no organismo e são estocados em forma de gordura. Além disso, costumam ser mais calóricos e também provocam picos de insulina.