Quem foi Péricles e qual a sua importância para a evolução de Atenas?

Quem foi Péricles e qual a sua importância para a evolução de Atenas?

Chefe civil e líder militar de Atenas, fortaleceu a democracia e foi um dos responsáveis pelo crescimento econômico, político e militar da cidade. Foi tão grande sua importância, que o século V a.C. ficou conhecido na história como o "Século de Péricles".

Como se desenvolveu a democracia na cidade de Atenas?

De tal maneira, por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. ... Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis.

Qual foi a característica mais importante para que houvesse o chamado Século de Péricles ou a famosa idade de ouro de Atenas?

O "Partenon", sobre a colina de Acrópole, foi construído durante sua administração. O desenvolvimento econômico, político, intelectual e artístico que Atenas alcançou na época de Péricles, levou o período a ser conhecido como "O Século de Péricles".

Quais as principais mudanças que contribuíram para a formação do chamado Século de Péricles no mundo grego?

Principais características: Neste século, Atenas tornou-se a principal cidade da Grécia Antiga, pois teve um grande desenvolvimento nas áreas da Política, Teatro, Artes plásticas, Arquitetura, Filosofia, História, Literatura, organização social e desenvolvimento urbano.

Quais são as maiores contribuições da Grécia Antiga para nós nos dias de hoje?

Hoje, a religião grega se extinguiu, e seus deuses ainda se mantém entre nós. Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos.

Quais as diferenças entre a cidadania grega e atual?

Verificado por especialistas. Apesar da Democracia na Grécia antiga ser de grande influência para as políticas que devem ser melhoradas no mundo moderno, ela era excludente, e, nem toda a população experienciava aquele regime democrático, ou seja, as mulheres e os estrangeiros não tinham poder de voto.