O que significa a palavra Quinhentismo?

O que significa a palavra Quinhentismo?

O Quinhentismo representa a primeira manifestação literária no Brasil que também ficou conhecida como "literatura de informação". É um período literário que reúne relatos de viagem com características informativas e descritivas.

O que é o Quinhentismo no Brasil?

Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica. A obra mais importante desse período é A carta de Pero Vaz de Caminha, considerada a Certidão de Nascimento do Brasil. ...

Quais os tipos de literatura do Quinhentismo?

O quinhentismo é dividido em dois tipos de literatura: a informativa e a catequética.

Qual o principal valor do Quinhentismo?

Literatura Informativa A principal característica da carta é a exaltação da terra, resultante do assombro do europeu diante do exotismo e da exuberância de um mundo tropical. Com relação à linguagem, o louvor à terra transparece no uso exagerado de adjetivos.

Quais eram as funções dos textos literários no Quinhentismo brasileiro?

Resposta. Resposta:A literatura informativa consiste em relatórios, documentos e cartas que empenham-se em levantar a fauna, flora e habitantes da nova terra, com o objetivo principal de encontrar riquezas, daí o fato de ser uma literatura descritiva e de valor literário.

O que é Quinhentismo Brainly?

O Quinhentismo é o nome dado a todas as formas de expressões literárias ocorridas no Brasil durante o século 16. O quinhentismo representa a visão dos europeus que aqui chegaram acerca da colônia, dos índios e das riquezas naturais. ... Isso ocorre porque tais formas de literatura informavam aos europeus como era o Brasil.

Quais são as duas vertentes da literatura quinhentista no Brasil?

A ideologia mercantilista e religiosa européia vai se traduzir em duas vertentes literárias do quinhentismo brasileiro: a literatura informativa (relatos dos viajantes, enfocando as riquezas materiais da colônia), e a literatura dos jesuítas, voltada para o trabalho de catequese.

Quais são as principais características do Quinhentismo no Brasil?

As temáticas características do quinhentismo envolvem a descrição do território, os hábitos (alimentares, de higiene e trabalho) das populações indígenas, as grandes navegações, os recursos naturais dos lugares explorados, e o trabalho realizado pelos padres.

O que foi a literatura de informação no Brasil?

A Literatura de Informação corresponde aos textos de viagens escritos em prosa e fazem parte do primeiro movimento literário do Brasil: o Quinhentismo (1500-1601). Recebem esse nome pois são textos de caráter informativo os quais eram escritos com o intuito informar sobre as novas terras descobertas.

Qual documento escrito representa a origem da literatura de informação no Brasil?

Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta a El-Rei Dom Manuel falando do descobrimento do Brasil e esse escrito é tido como a primeira publicação brasileira e exemplo de Literatura da Informação.

Quais são as principais características da literatura de informação?

Características da Literatura Informativa Estilo descritivo, com intenção de suprir as necessidades dos europeus que se encontravam além-mar. Louvor e exaltação extrema a terra recém-descoberta. Destaque para as belezas naturais e riquezas presentes na terra.

Quais são as características da literatura catequética?

As principais caraterísticas da literatura de catequese são: Literatura de caráter documental e religioso; Crônicas históricas, de viagens, teatro pedagógico e poesia didática; ... Temas cotidianos e religiosos pautados na fundamentação religiosa cristã.

Qual é a importância da Literatura de informação?

Literatura de informação é um segmento do Quinhentismo, o primeiro movimento literário ocorrido no Brasil, logo após a chegada dos colonizadores portugueses. Possui esse nome pois seu principal objetivo era informar o que ocorria na colônia portuguesa. ... A literatura de informação teve seu fim no começo do século XVII.

Quais as finalidades práticas dos primeiros textos da literatura catequética?

Essa produção literária tinha o objetivo de informar aos nobres portugueses e ao Rei sobre a nova terra. Isso incluía não somente as descrições do local, mas dos sujeitos como aparência, estrutura social, rituais, etc. Mais tarde adquiriram um cunho pedagógico e educacional.