O que é o novo Riispoa 2017?

O que é o novo Riispoa 2017?

Novo RIISPOA – Saiba o que a Revisão do Regulamento Traz de Novidades [Parte 1/2] O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (RIISPOA) foi publicado pela primeira vez em 1952 e agora, depois de 65 anos, foi lançada sua tão esperada revisão.

O que é a tecnologia do pescado?

Ciência e Tecnologia do Pescado: área do conhecimento que inclui o estudo das características físicas, químicas, biológicas e nutricionais do pescado, assim como das técnicas de conservação pós-colheita ou pós-abate, estocagem, processamento, transporte e distribuição até os pontos de venda, garantindo a qualidade e ...

Por que os pescados possuem coloração diferente?

Todos os peixes são dotados de células especializadas, os cromatóforos. “Cada cromatóforo tem um tipo de pigmento e, consequentemente, diferente cor (inclusive o preto). Os cromatóforos possuem capacidade de expansão e retração, determinando variação na intensidade de cor observada, como que 'diluindo' a cor visível.

Quais os fatores que contribuem para a decomposição do pescado?

O pescado é um dos alimentos mais susceptíveis à deterioração, devido a inúmeros fatores como: elevada atividade de água (fator essencial para o desenvolvimento e sobrevivência de microorganismos), sua composição química, teor de gorduras (excelente para reações como oxidação), pH próximo ao da neutralidade, sendo o ...

Qual a importância da conservação do pescado?

O frio conserva o pescado ao retardar a ativi- dade microbiana e as reações químicas e enzimáticas que levariam à deterioração, mantendo, dessa forma, seu estado de “frescor” durante a recepção, distribui- ção e comercialização, tanto no atacado como no varejo (Figuras 1 e 2).

Quais são os métodos de conservação do pescado?

A conservação do pescado se faz pela combinação da ação do gelo e da câmara fria, o que caracteriza a refrigeração a granel. A refrigeração retarda o crescimento microbiano e a ação das enzimas. Quando a temperatura é abaixada até próximo do ponto de congelação; entre -1,5 a -2,5oC, ocorre latência dos microrganismos.

Como deve ser o armazenamento do pescado?

Se o pescado fresco for consumido em até dois dias após a compra, o mesmo pode ser armazenado no refrigerador com temperatura entre 4°C e 5°C. Períodos superiores a dois dias recomenda-se que o peixe seja armazenado em freezer. O peixe esviscerado e congelado pode ser mantido por até um mês no freezer doméstico.

O que é o beneficiamento do pescado?

No que se refere à extensão pesqueira e aquícola, a instituição realiza diferentes ações, dentre elas, a de ministrar cursos de capacitação, especialmente em beneficiamento do pescado, que consiste em transformar a carne de peixes e crustáceos, em produtos mais elaborados, como filé, “fishburguer”, “nuggets”, almôndega ...

Como é o processamento do pescado?

O objetivo do processamento dos peixes é prolongar a vida útil da matéria-prima. Logo após a morte, os pescados sofrem uma série de alterações físicas, químicas e microbiológicas, cujo estado final é a sua completa deterioração. ... Estes processamentos rendem de 25 a 70% da matéria-prima como produtos comestíveis.

Qual o principal fator responsável pela rápida deterioração do pescado?

Apesar da elevada importância nutricional, o pescado é o alimento de origem animal com maior probabilidade de deterioração, principalmente por apresentar pH próximo a neutralidade, elevada atividade de água nos tecidos, alto teor de nutrientes facilmente utilizáveis pelos micro-organismos, acentuado teor de ...

São fatores estratégicos para a manutenção do frescor do pescado durante a comercialização?

São fatores estratégicos para a manutenção do frescor do pescado durante a comercialização: a) esforço de pesca e grau de tecnologia empregada.

Quando ocorre a sobre pesca?

Pesca predatória ou sobrepesca, em ciências pesqueiras, pode ser entendida como uma atividade pesqueira executada de forma desenfreada, ou seja, é a pesca excessiva e insustentável praticada pela ação humana.

O que é pesca de subsistência?

A pesca é uma atividade de extração de organismos no ambiente aquático e vem sendo praticada ao longo dos séculos. A pesca inicialmente era de caráter de subsistência, ou seja, o homem utilizava dessa atividade extrativista para simplesmente complementar sua alimentação sem caráter de venda ou escambo.