Qual é a definição da luz?

Qual é a definição da luz?

A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.

Quais são os exemplos de fontes primárias de luz?

O sol, a chama de uma vela são consideradas fonte de luz primárias pois emitem luz própria não necessitam de outros corpos para que propague luz. Lua, árvore e nuvens são exemplos de fonte de luz secundária, pois não emitem luz própria.

Quem estudou a luz?

Foi o físico alemão Albert Einstein, no início do século passado, que, mais uma vez, inverteu esse cenário. Ele demonstrou que a luz é formada de partículas, diminutos pacotes de energia, denominados fótons.

O que é um prisma de luz?

Em óptica, um prisma é um elemento óptico transparente com superfícies retas e polidas que refractam a luz. Os ângulos exatos entre as superfícies dependem da aplicação. ... Um prisma pode ser usado para separar a luz em suas cores do espectro (as cores do arco-íris).

Quantas cores tem um prisma?

Um feixe de luz branca que vem pelo ar, quando passa por um prisma – geralmente feito de plástico ou vidro -, sofre um desvio. A luz branca é soma de luzes das cores vermelha, amarela, verde, azul e violeta e, dependendo do material do qual é feito o prisma, cada uma delas sofrerá um desvio diferente, maior ou menor.

Porque a luz branca se divide em várias cores?

Para isso, basta que a luz incida sobre um prisma, para vermos que a luz é decomposta em diversas cores. O mesmo fato acontece na formação do arco-íris. Esse fenômeno de decomposição da luz branca é explicado pela refração, que ocorre quando a luz toca a superfície do prisma e forma as cores de luz.

Qual a frequência da luz branca?

O que chamamos de luz visível (ou luz branca) corresponde a uma estreita faixa do espectro da radiação solar cujo comprimento de onda situa-se entre 400 e 700nm, cujos comprimentos nos possibilitam enxergar em cores.