Quais impostos incidem sobre doação?

Quais impostos incidem sobre doação?

Embora seja isenta de imposto de renda, a doação está sujeita a um tributo estadual, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). A alíquota varia de 2% a 8%, dependendo do estado. Mas há isenções para alguns valores.

O que são as doações com fins específicos?

As doações constituem-se em transferência de dinheiro ou outros ativos para uma entidade, ou um cancelamento de um passivo, sem a necessidade de uma contrapartida.

Como contabilizar brindes e doações?

Para fins de escrituração fiscal, utilizar o CFOP a ser utilizado será conforme o destino da mercadoria que o destinatário irá realizar. Por exemplo: consumo – 1407, comercialização – 1403, imobilizado – 1551, bonificação, brinde ou doação – 1910 (exemplos de CFOP).

Como contabilizar brindes para funcionários?

Os estabelecimentos que estiverem sendo agraciados com os brindes, sabem que tais mercadorias estiverem acompanhadas de nota fiscal de “Remessa de Brindes”, deverão escriturá-las no Livro Registro de Entrada de Mercadorias sem o crédito do ICMS e através dos CFOP 1910 (operações internas) ou 2910 (operações ...

Como contabilizar cartão presente?

Como deverá ser contabilidade cartão presente? Por exemplo, um cliente vai até a loja, passa no cartão de credito, para dar de presente, e parte deste valor repassamos a franquia; então tem mês que a empresa tem que pagar um boleto a franquia, e tem mês que a empresa recebi crédito em nossa c/c da franquia.

Como contabilização despesas com festas de confraternização?

Despesas com festas de confraternização - Contabilização Ao final de cada ano, no mês de dezembro, as empresas, por tradição, promovem festas de congraçamento para seus empregados. O registro contábil dos gastos com festas de confraternização é feito em conta de Despesas Operacionais, no Resultado do Exercício.

Como emitir nota como vale presente?

A emissão do documento fiscal ocorrerá no momento em que houver a troca do vale-presente pela mercadoria, quando de fato de fato ocorrerá a saída da mercadoria do estabelecimento comercial quando então acontecerá a tributação da mercadoria.