Qual a diferença entre farmácia e drogaria resumo?

Qual a diferença entre farmácia e drogaria resumo?

O tipo de negócio “drogaria” compreende somente o comércio de medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, em suas embalagens originais. Na drogaria não existe manipulação de medicamentos. Já o tipo de negócio “farmácia”, além de exercer as mesmas funções da drogaria, também realizam a manipulação de medicamentos.

Porque o nome da farmácia e drogaria?

Os dois nomes existem porque farmácias e drogarias são diferentes. ... Já as drogarias vendem apenas medicamentos industrializados, sem a presença de um laboratório. A gente se acostumou a chamar tudo de farmácia porque os primeiros estabelecimentos desse tipo manipulavam medicamentos.

Como funciona uma drogaria?

Drogaria: estabelecimento no qual se comercializam medicamentos, produtos de higiene e limpeza, produtos correlatos, como absorventes, fraldas, chupetas, escovas dentais, etc. ... Não podem vender ou intermediar a venda de medicamentos manipulados.

Como era chamado o antigo farmacêutico?

Inicialmente os farmacêuticos eram designados por boticários, ou seja, aqueles que trabalhavam em boticas. Sabe-se da existência de boticários em Portugal desde o século XII. ... 1465 -1540), boticário de D.

Como era a farmácia de antigamente?

No começo, a botica era uma caixa de madeira onde se levavam os primeiros remédios. Foi com este nome que a farmácia se tornou conhecida em Portugal. No Brasil colonial, a caixa era transportada pelos mascates, que percorriam as povoações e as fazendas levando medicamentos capazes de curar as mazelas mais comuns.

Como surgiu a profissão de farmacêutico?

Há milênios, a atividade do farmacêutico já era exercida e de grande importância para a saúde. Há mais de 2600 anos, os chineses, por exemplo, já desenvolviam seus remédios, extraindo drogas de milhares de plantas para curar doenças. ... E em Bagdá, Arábia Saudita, os árabes fundaram a primeira escola de farmácia.

Como surgiu a farmácia magistral?

O ensino de farmácia brasileiro só se iniciou em 1824, como uma cadeira da escola de medicina. ... Foi então que no ano 2000 publicou-se a primeira regulamentação para o setor magistral, a RDC 33/00, instituindo as boas práticas em farmácias de manipulação.

O que é uma farmácia magistral?

Farmácia magistral, ou de manipulação, é o único estabelecimento no país que tem licença para manipular medicamentos e fórmulas, prestar assistência farmacêutica quanto ao uso correto de medicamentos manipulados, além de manipular medicamentos que são produzidos de acordo com a prescrição médica, oferecendo um ...

O que é um farmacêutico magistral?

O farmacêutico magistral utilizando-se de seus conhecimentos de farmacotécnica, é o responsável pela manipulação de medicamentos nas farmácias magistrais, de manipulação ou também conhecidas como galênicas.

Qual a importância da farmácia magistral?

O setor magistral representa um importante segmento do mercado brasileiro de medicamentos. ... Assim sendo, as farmácias magistrais desempenham um importante papel no contexto da Política Nacional de Medicamentos, que objetiva garantir a promoção do uso racional e o acesso da população a medicamentos essenciais.

Qual a importância da farmácia de manipulação?

As farmácias de manipulação podem preparar medicamentos para a ser inalados ou aplicados por via tópica, transdérmica e retal, permitindo assim, que a terapêutica seja utilizada, o tratamento seja atendido e a melhora do quadro clínico ou no status performance do paciente melhorado.

Quais as vantagens da manipulação de medicamentos e a importância das farmácias magistrais neste contexto?

A principal vantagem da manipulação é a possibilidade de dosar e ajustar a dosagem de acordo com a necessidade de cada paciente. Dessa forma, é possível unir fórmulas, potencializar efeitos e diminuir a automedicação, devido a produção sob medida realizada apenas através de uma requisição médica.

Quais as vantagens da via intramuscular?

Vantagem: Medicações irritantes para o tecido subcutâneo podem ser feitas por essa via. Maior quantidade de medicamento. Absorção mais rápida por causa da grande vascularização do tecido.

Quais as vantagens e desvantagens da via parenteral?

Absorção mais rápida e completa; Maior precisão em determinar a dose desejada. Obtenção de resultados mais seguros; Possibilidade de administrar determinadas drogas que são destruídas pelos sucos digestivos.

Quais as vantagens e desvantagens da via endovenosa?

A via intravenosa tem como vantagem a obtenção rápida de efeitos, a possibilidade de administração de grandes volumes, em infusão lenta, e de substancias irritantes. Tem como desvantagem riscos de embolia, infecções por contaminação, sendo imprópria para substancias oleosas ou insolúveis (SPINOSA et al., 1999).

Qual a vantagem da via endovenosa?

Absorção rápida. Dor pela punção e irritação local causada por alguns medicamentos. Lesão no paciente em caso de falhas na punção. Obtenção de resultados mais seguros.

O que é uma via intravenosa?

Terapia intravenosa (IV) é uma via de administração que consiste na injeção de agulha ou cateter contendo princípios ativos, vacinas ou hemoderivados nas veias periféricas, tipicamente nos membros superiores ou inferiores.