adplus-dvertising

Para que serve ácido nítrico?

Para que serve ácido nítrico?

Além destes usos, o ácido nítrico, em várias concentrações, é utilizado para fabricação de corantes, explosivos (destacadamente a nitroglicerina, a nitrocelulose, além do ácido pícrico), diversos ésteres orgânicos, fibras sintéticas, nitrificação de composto alifáticos e aromáticos, galvanoplastia, seda artificial, ...

Qual é o pH do ácido nítrico?

14

O que é fabricado a partir do ácido nítrico e do ácido sulfúrico?

O nitrato de amônio (NH4NO3) é produzido pela reação de NH3 com HNO3. Esse composto sólido é usado como fertilizante.

Quando ácidos fortes são dissolvidos em água o ion que sempre se forma e o?

Resposta. Quando ácidos fortes são dissolvidos em água, o íon que sempre se forma é o hidrogênio. ... Nesse caso o hidrogênio doa um elétron para o ânion que está ligado a ele, resultando na estabilidade do ácido.

Como se produz ácido Sulfurico?

Na indústria, o ácido sulfúrico é produzido com base no enxofre elementar, por um método denominado processo de contato, que acontece em três etapas: 1ª etapa: queima do enxofre para produção de dióxido de enxofre. 2ª etapa: oxidação do dióxido de enxofre a trióxido de enxofre.

Como fazer solução de ácido sulfúrico?

SOLUÇÃO DE ÁCIDO SULFÚRICO (H2SO4) 0,1 N Preparo da solução padrão: Transferir 3,0 mL de ácido sulfúrico p.a. para balão volumétrico de 1000 mL contendo cerca de 500 mL de água. Esfriar e completar o volume.

Qual é a fórmula do ácido?

A fórmula do ácido é H2C2O4.

Qual é a fórmula do ácido Permangânico?

HMnO₄

Qual é a fórmula do ácido Hipofosforoso?

H3PO2

Qual a função química do ácido Hipocloroso?

Características e uso. Devido a suas propriedades desinfetantes o HClO é usado no tratamento de água potável e como produto de limpeza. Uma solução de 1-2,5% de NaClO é conhecida habitualmente como água sanitária ou cloro líquido.

Qual a fórmula do ácido oxálico?

C2H2O4

Qual o nome do elemento H3PO3?

Ácido fosforoso

Qual a melhor definição de uma substância inorgânica denominada sal?

Os sais são compostos que se dissociam em água liberando íons, dos quais pelo menos um cátion é diferente do hidrônio e pelo menos um ânion é diferente da hidroxila. Exemplos: Por exemplo, se o sal liberar em meio aquoso o íon H+, ele irá liberar também outro cátion. ...

O que são óxidos e exemplos?

Os óxidos são compostos binários (constituído de dois elementos químicos), onde os átomos de oxigênio são ligados a outros elementos. ... Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).

O que são óxidos ácidos e básicos de exemplos?

Óxidos ácidos são óxidos que reagem com água formando um ácido. Também reagem com bases formando sal e água. Exemplo: Óxidos básicos são óxidos que reagem com água formando bases.

Como os óxidos podem ser classificados?

Os óxidos se classificam em função do seu comportamento na presença de outros elementos como: água, bases e ácidos, sendo assim eles podem ser: básicos, ácidos, neutros, anfóteros, mistos, ou peróxidos, vejamos a diferença entre eles: ... Óxidos ácidos: no geral são formados por ametais e, apresentam caráter covalente.