Quais tipos de atendimento o AEE oferece?

Quais tipos de atendimento o AEE oferece?

Quais os tipos de atendimento que o AEE oferece? a ) Ensino do uso do Soroban, Técnicas de orientação e mobilidade, Ensino de artes marciais. b ) Ensino do Sistema Braille, Estratégias para autonomia no ambiente escolar, Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos.

Quem atua no atendimento educacional especializado AEE?

A quem se destina o AEE? Os alunos com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas, transtornos do espectro autista (TEA) e também alunos com altas habilidades / superdotação são público-alvo do Atendimento Educacional Especializado. ... Ex: deficiência intelectual e física.

Qual é o público-alvo da educação especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

São atribuições do professor do atendimento educacional especializado exceto?

São atribuições do professor do atendimento educacional especializado EXCETO: ... b) Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

Qual o papel do professor na sala de recursos?

De acordo com a Resolução de № 436/2012, no Artigo 9˚, o professor de AEE tem a função de “identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade que atenuem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

O que é ser um professor inclusivo?

Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.

Qual o papel do docente da sala comum para a garantia do atendimento educacional especializado?

Ao professor da sala de aula comum é atribuído o ensino das áreas do conhecimento, e ao professor do atendimento educacional especializado ‐ AEE cabe complementar/suplementar a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos que eliminam as barreiras as quais impedem ou limitam sua participação com autonomia ...

Como trabalhar com os alunos do AEE?

O AEE pode ser realizado em uma sala de recursos multifuncionais (SRM), mas não apenas nessa sala. O professor do AEE trabalha em parceria com o educador de sala de aula comum, quando esse profissional achar necessário e complementar ao trabalho realizado com os demais alunos.

Quais ações na sua opinião deveriam ser adotadas pelo professor para trabalhar com um estudante da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

Qual o papel do professor na educação inclusiva?

  • Investir em qualificação fora da graduação. O primeiro passo que o professor deve dar para incluir um aluno com deficiência é buscar uma qualificação profissional além da graduação. ...
  • Apostar em atividades sensoriais. ...
  • Inserir os alunos em grupos.

Como deve ser o atendimento a um aluno com NEE sensorial deficiência visual ou auditiva )?

O professor especializado em deficiência visual precisa estar sempre junto de seus alunos, que são cegos e/ou apresentam visão subnormal, para favorecer experiências sensoriais e perceptivas (auditivas, olfativas, gustativas, táteis e cinestésicas); trabalhar com as atividades de vida diária; orientar quanto à ...

O que o professor deve fazer ao receber um aluno com deficiência?

De posse de informações sobre as características do aluno e sua deficiência, o professor pode aplicar, com o auxílio do profissional de apoio, atividades em que o estudante seja incluído. Assim, serão exploradas suas potencialidades e a inclusão na turma.

Qual métodos para trabalhar com um aluno com baixa visão?

Posição

  1. Encontrar com a criança a distância ideal da lousa.
  2. Deixá-la aproximar o material de leitura para perto dos olhos. Isso não prejudica a visão. ...
  3. Permitir que ela movimente sua cabeça buscando a posição que mais favorece o uso do seu campo de visão.

Como avaliar um aluno com deficiência auditiva?

Deficiência Auditiva (página 2)

  1. Tem dificuldades em prestar atenção a conversas em língua portuguesa oral;
  2. Não responde quando é chamada oralmente;
  3. Confunde direções ou não as entende;
  4. Não se desenvolve bem na escola;
  5. Possui vocabulário pobre em língua portuguesa oral;
  6. Evita pessoas, brinca sozinha;
  7. Tem freqüentes resfriados e dor de ouvido.

Quais são os recursos que devem ser usados no contexto de um aluno com deficiência auditiva?

No caso das pessoas com deficiência auditiva, necessitam de materiais diversificados em Língua Brasileira de Sinais (Libras), um intérprete, além de material adequado à sua deficiência, somando-se a isso a necessidade de professores habilitados e capacitados para trabalhar essas diversidades.

Qual a sua concepção de avaliação de aprendizagem para surdos?

A avaliação do aluno surdo é um desafio a ser superado pelas escolas brasileiras, porque implica na identificação do sistema de comunicação (Libras, Sinais Caseiros ou Língua Portuguesa), nas formas de conceber o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem em um sistema unificado de avaliação, que no modelo de ...

Qual a maneira correta de alfabetizar um deficiente auditivo?

No caso do deficiente auditivo, a alfabetização deve ser de forma mais visual possível, com o uso da linguagem de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e com o acompanhamento de professores especializados. Dependendo do caso, um aparelho auditivo também pode fazer toda diferença nos resultados obtidos.

Como lidar com pessoas com deficiência auditiva?

Saiba como atender um deficiente auditivo com essas 6 dicas!

  1. Mantenha contato visual com a pessoa com deficiência auditiva. É importante que exista contato visual com a pessoa surda. ...
  2. Tenha cuidado com a iluminação. ...
  3. Seja expressivo. ...
  4. Evite falar muito lentamente. ...
  5. Conheça a Língua Brasileira de Sinais. ...
  6. Conte com o auxílio da tecnologia.