O que é Encefalomalácia Gliose?

O que é Encefalomalácia Gliose?

O que é encefalomalacia/gliose? É uma cicatriz que se forma no cérebro em decorrência de algum dano, como trauma, AVC, infecção, entre outros.

O que quer dizer Encefalomalácia?

Significado de Encefalomalacia substantivo feminino Amolecimento cerebral; flexibilidade ou diminuição da rigidez do cérebro causada por alterações, ou modificações, degenerativas do tecido nervoso. Etimologia (origem da palavra encefalomalacia). Encéfalo + málaco + ia.

O que pode causar Encefalomalacia?

Isso pode ser causado por AVC, Trauma, etc... Qualquer doença que cause um dano irreversível ao cérebro, aquele pedaço irá morrer e ficar mole (necrótico) e assim gerar uma encefalomalácia.

Como tratar Encefalomalacia?

A encefalomalácia é uma espécie de "cicatriz" cerebral decorrente de algum insulto. Assim, não há tratamento específico para a mesma. O que deve ser efeito é evitar que novos insultos ocorram, podendo determinar o surgimento de novas lesões.

O que é Supratentorial?

Microangiopatia supratentorial leve caracteriza-se por alterações nos microvasos cerebrais, que se não for controlada pode levar a aumento de risco de acidente vascular encefálico isquêmico, alterações cognitivas e motoras (dificuldade para deambular, tremor, lentificação).

Onde fica a região Supratentorial?

A região supratentorial corresponde a praticamente todo o cérebro,onde estão áreas nobres responsáveis pelos movimentos do corpo,sensibilidade,visão,audição,raciocínio,memória,dentre muitas outras,sendo as áreas abaixo (infratentoriais) relacionadas a controle da pressão arterial,respiração,equilíbrio(funções mais " ...

Quais os sintomas da microangiopatia?

Isso está associado com lesões de matéria branca, infartos lacunares, e, mais recentemente descrito, também com microssangramentos. Não existe um quadro clínico especificamente relacionado, mas sintomas clínicos estão envolvidos: alterações de marcha, alterações urinárias, depressão e declínio cognitivo.

O que é Leucopatia Microangiopatica?

Este termo é usado para descrever as alterações cerebrais decorrentes da falta de sangue trazido pelos pequenos vasos, causando pequenas isquemias cerebrais que, ao longo do tempo, podem causar alterações de memória, de raciocínio, lentificação do pensamento, alteração no ciclo sono vigília, dentre outros.

O que é a desmielinização?

Uma doença desmielinizante é qualquer doença no cérebro ou na medula na qual ocorra uma alteração do tipo inflamação na bainha de mielina dos nervos – daí o termo desmielinização.

Quais os tipos de doenças desmielinizantes?

Doenças desmielinizantes do sistema nervoso central

  • Esclerose múltipla (junto com outras doenças similares chamadas doenças desmielinizantes inflamatórias idiopáticas)
  • Mielite transversa.
  • Doença de Devic.
  • Leucoencefalopatia multifocal progressiva.
  • Neurite óptica.
  • Leucodistrofias.
  • Síndrome de Van der Knaap.

Qual a importância da bainha de mielina na função neurológica?

O resultado destes estudos mostrou que a bainha de mielina tem a função de isolar o axônio e fazer com que o potencial de ação percorra-o por todo o seu comprimento e chegue ao terminal, além de ser responsável por sua velocidade. Ela formada por glicofoslipídios e colesterol.

Qual a importância da bainha de mielina no sistema nervoso?

As fibras nervosas do cérebro estão envolvidas por uma membrana isoladora de múltiplas camadas, denominada bainha de mielina. ... A bainha de mielina permite a condução dos impulsos elétricos ao longo da fibra nervosa com velocidade e precisão.

O que é bainha de mielina e qual a sua importância?

O axônio possui uma espécie de capinha de gordura chamada Bainha de Mielina. Ela tem a função isolante, isto é, de não deixar essa carga elétrica (o impulso nervoso) sair do axônio enquanto é conduzido de um local para outro.

O que forma a bainha de mielina?

A bainha de mielina é uma estrutura única formada por uma membrana lipídica rica em glicofosfolipídeos e coleste- rol (SIMONS; TRAJKOVIC, 2006), que recobre os axônios e facilita a rápida comunicação entre os neurônios.

Quem produz a bainha de mielina?

Assim como os oligodendrócitos, as células de Schwann também são responsáveis por formar a bainha de mielina. Entretanto, esse tipo celular envolve neurônios que estão presentes no sistema nervoso periférico. Diferentemente dos oligodendrócitos, as células de Schwann formam mielina em apenas um neurônio.

Como a bainha de mielina pode estar relacionada com o processo de aprendizagem?

A importância da bainha de mielina no potencial do aprendizado e de ação. O que é a bainha de mielina? É um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos elétricos do sistema nervoso central e periférico.

O que é mielina é onde é encontrada?

A mielina está presente na chamada bainha de mielina (formada pelos oligodendrócitos no SNC e pelas células de Schwann no SNP), que rodeia algumas fibras nervosas, fazendo com que tenham uma condução de impulsos nervosos mais rápida (condução saltatória).

Mais tópicos