O que é o Proesp-BR?

O que é o Proesp-BR?

O Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) é um observatório permanente de indicadores de crescimento e desenvolvimento corporal, motor e do estado nutricional de crianças e jovens entre 6 e 17 anos.

Como aplicar o Proesp?

O primeiro passo para aplicar os testes do PROESP é ler o Manual PROESP-BR 2021. Em seguida retorne a esta página, que lhe guiará todas as ações para aplicar os testes, enviar os dados e resgatar relatórios. Visualize e/ou salve os textos, exemplos de aquecimento e vídeos da na seção passo a passo.

O que é aptidão física para desempenho?

Então, a aptidão física é “a capacidade de um indivíduo em realizar atividades físicas'' (NAHAS, 2003, p. ... O segundo componente diz respeito à aptidão física relacionada ao desempenho motor, e abrange as seguintes habilidades: potência (ou força explosiva), velocidade, agilidade, coordenação e equilíbrio (GUEDES, 2007).

Quais as características da aptidão física?

Compreende todas as qualidades físicas, a saber: força, resistência e potência muscular, flexibilidade, agilidade, resistência cardiorrespiratória, velocidade, equilíbrio, e coordenação.

O que é a inatividade física?

ATIVIDADE FÍSICA A inatividade física, também chamada de sedentarismo, fica constituída quando a pessoa não realiza atividades que promovam um gasto energético muito além da TMB. Não é à toa que a palavra “sedentário” origina-se do latim sedere, que significa “sentar”2.

O que significa aptidão física relacionada à saúde?

O conceito de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) é definido como a capacidade de executar atividades físicas com energia e vigor sem excesso de fadiga, e também com demonstração de qualidades e capacidades físicas que conduzem ao menor risco de desenvolvimento de doenças hipocinéticas [3,4].

Quais as duas abordagens da aptidão física?

Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada a desempenho desportiva. ... E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades desportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora.

Quais são as dimensões da aptidão física relacionada à saúde?

A aptidão física relacionada à saúde é subdividida em quatro dimensões: morfológica, funcional-motora, fisiológica e comportamental.

Quais os componentes necessários para a realização de atividade física de agilidade?

Agilidade

  • equilíbrio, habilidade de manter-se estável pela realização de acções coordenadas ou pelas funções sensoriales. ...
  • coordenação, habilidade de controlar o movimento do corpo em coordenação com as funções sensoriales.
  • velocidade, capacidade de mover todo ou parte do corpo de forma rápida.

Que tipo de componente é a agilidade?

Para Matsudo (1980) A agilidade é um componente neuro-muscular caracterizado pela troca rápida de direção, sentido e deslocamento da altura do centro de gravidade e de todo corpo ou parte dele.

Quais são as atividades recreativas que utilizam a agilidade?

A agilidade aparece nos esportes como: futebol,basquete, boxe, vôlei, etc. e nas atividades recreativas: pega-pega, queimada e rouba bandeira.

Quais esportes utilizam a agilidade?

Esportes que exigem agilidade: pingue-pongue, tênis, basquete, natação, basebol. Esportes que exigem flexibilidade: ginástica artística, nado sincronizado, ginástica rítmica, patinação no gelo, salto em distância.

Como se realiza a avaliação da agilidade?

Ao sinal do avaliador, deverá deslocar-se até o próximo cone em direção diagonal. Na seqüência, corre em direção ao cone à sua esquerda (ou direita) e depois se desloca para o cone em diagonal (atravessa o quadrado em diagonal). Finalmente, corre em direção ao último cone, que corresponde ao ponto de partida.

Para que usamos a agilidade no dia a dia?

Agilidade: É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”.

O que é agilidade Cite exemplos?

Atletismo, Hugby, Basquetebol, entre outros espertes. A agilidade é a capacidade que um ser vivo apresenta de reagir rapidamente a um acontecimento, está ligado a velocidade, flexilidade e ao raciocínio humano, é por isso que um atleta, mesmo que se torne mais velho, consegue manter por muitos anos a sua agilidade.