Como é a Escola da Ponte?

Como é a Escola da Ponte?

A Escola da Ponte é uma instituição pública de ensino, que atende alunos do Ensino Fundamental 1, 2 e Médio. ... Um de seus pilares é a participação dos estudantes. A ideia de promover a autonomia vai desde o espaço da escola, que não é fixo ou dividido em salas de aula, até o planejamento de suas atividades e aprendizado.

Quem foi o inspirador da estruturação da escola como local de ensino e do sistema de educação que conhecemos atualmente?

O inspirador da estruturação da escola como local de ensino e do sistema de educação que conhecemos atualmentefoi o padre Manoel da Nóbrega, sendo este o fundador da primeira escola no Brasil.

Qual o papel da escola no processo educacional de um povo?

Papel da escola é socializar o conhecimento seu dever é atuar na formação moral dos alunos, é essa soma de esforço que promove o pleno desenvolvimento o individuo como cidadão.

Qual a importância dessa escola para uma sociedade dita democrática e como fazer dela um exemplo concreto?

Esse ambiente de ensino coloca os alunos como atores centrais do processo educacional, os educadores participam facilitando as atividades de acordo com os interesses dos estudantes. Outro aspecto importante de uma escola democrática é dar aos estudantes a possibilidade de escolher o que querem fazer com seu tempo.

Qual a importância do estudo da história da educação na formação do pedagogo?

“A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. Possuir um conhecimento histórico não implica ter uma ação mais eficaz, mas estimula uma atitude crítica e reflexiva”.

Por que é importante a pesquisa em história da educação no Brasil?

O estudo da História da Educação é importante devido o seu potencial formativo, autor reflexivo e cognitivo. Ou seja, o estudo da história da educação tem a capacidade de fazer com que os alunos raciocinem de forma a compreender o porquê de se estudar determinada matérias e temas.

Qual a importância da história para o desenvolvimento da sociedade?

A história tem uma relação direta com o homem em seu tempo. A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.

Qual é a história da enfermagem?

A Enfermagem surgiu antes mesmo de Cristo – ainda que à época não tivesse esse nome técnico. Sua origem aponta para o trabalho de homens e mulheres abnegados que cuidavam do bem-estar dos enfermos, tentando garantir a eles uma situação digna, de saúde básica e de sobrevivência.

Qual a importância de Florence para a Enfermagem na atualidade?

Florence Nightingale foi a mulher que fundou a Enfermagem moderna e destacou-se no tratamento de feridos em guerras. ... Devido aos seus esforços e estudos, Florence conseguiu a fundação da Escola de Enfermagem no Hospital St. Thomas, na cidade de Londres, em 1860, um marco para a história da Enfermagem contemporânea.

O que significa cuidados de enfermagem?

Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanida- de, ajudando pessoas a encontrar significados na do- ença, sofrimento e dor, bem como, na existência.

O que é o ato de cuidar?

O ato de cuidar, é compreender o todo, visualizando de uma forma global, as necessidades do ser cuidado. Este acto deve ser atenuado, com a adoção de atitudes de respeito, ética e responsabilidade, mas também de afetividade de ser humano para um ser humano que depende deste cuidador.

Qual o papel do enfermeiro na instituição de saúde?

O enfermeiro é responsável principalmente por planejar, organizar e avaliar os serviços da assistência de enfermagem. É ele também quem realiza a consulta de enfermagem e prescreve os passos que devem ser seguidos pela equipe.

Porque eu escolhi ser enfermeira?

Escolhi ser enfermeira porque amo e respeito a vida! O enfermeiro é aquele que cuida e dá amor nas horas que precisa, sem ao menos lhe conhecer. Zela pelo seu bem estar em todas as etapas do tratamento. Enfermeira não gosta do que faz, ama!