Como saber as cores do resistor?

Como saber as cores do resistor?

Código de cores resistores 3 faixas

  1. 1ª Faixa: mostra o primeiro algarismo do valor da resistência. 2ª Faixa: mostra o segundo algarismo da resistência. ...
  2. Exemplo 1:
  3. 1ª Faixa: Marrom = 1. ...
  4. Exemplo 2:
  5. 1ª Faixa: Vermelho = 2. ...
  6. 1ª Faixa: mostra o primeiro algarismo do valor da resistência. ...
  7. Exemplo 3:
  8. 1ª Faixa: Azul = 6.

O que significa a tolerância de um resistor?

Tolerância. A resistência real de um resistor pode ser diferente do seu valor nominal, tanto maior quanto menor. O limite da resistência real é chamado de tolerância.

Qual é a função do resistor?

Resistores são componentes eletrônicos cuja principal função é limitar o fluxo de cargas elétricas por meio da conversão da energia elétrica em energia térmica. ... A grande resistência elétrica dos resistores torna esses componentes capazes de reduzir a passagem da corrente elétrica.

O que é faixa de tolerância?

Em alguns tipos de resistores os valores da resistência são dados por faixas coloridas segundo um código internacional. ... A quarta faixa significa a tolerância, ou seja a variação máxima que pode ocorrer acima ou abaixo do valor do resistor. O outro codigo de cores utiliza 5 faixas.

Como saber se um resistor está ruim?

Se ao realizar o teste de continuidade no resistor, chave ou condutor elétrico, e indicar no display circuito aberto, significa que o resistor está queimado, a chave está aberta e o condutor elétricos está rompido.

O que causa a queima de um resistor?

Quando se diz que o resistor "queimou" significa que o filamento da lâmpada ou uma das voltas do fio se rompeu, devido a aquecimento excessivo no local. Com esta ruptura, como explicou o edusims, o caminho da corrente fica interrompido (cessa a corrente).

Como saber se um resistor está em curto circuito?

Curto-Circuito Se, num circuito elétrico, os terminais de um resistor forem ligados por um fio condutor de resistência elétrica desprezível, a d.d.p nos terminais desse resistor torna-se nula. Nesse caso dizemos que o resistor em questão está em curto-circuito, não sendo atravessado por corrente elétrica.

Como saber se um capacitor está bom?

Para testar se o capacitor está em curto, coloque o multímetro na escala de 2KΩ e meça o capacitor respeitando sua polaridade, ou seja: com a ponta vermelha no positivo e a preta no negativo do capacitor. Espere o valor estabilizar então verifique o valor obtido. Valores menores que 1kΩ indicam um capacitor em curto.

Como saber se o capacitor de partida está bom?

Se o motor do seu equipamento faz barulho mas não liga, é possível que o problema esteja no capacitor de partida....

  1. Ajuste o multímetro para pelo menos 1k ohms.
  2. Toque os dois terminais do capacitor com as pontas do ohmímetro.
  3. Inverta a forma como você está tocando os dois terminais com as pontas do ohmímetro no capacitor.

Como saber se um triac está bom?

Como testar um Triac?

  1. Selecione a escala X1 do seu multímetro. ...
  2. Posicione as ponteiras em A1 e A2 em qualquer polaridade, com um pulso positivo ou negativo o triac entra em condução mostrando uma resistência baixa e permanecerá assim até que seja cortado o fluxo de energia entre A1 e A2.

Como medir o DIAK?

a)Desligue o diac do circuito em que se encontra e ligue-o no circuito de prova. Lembramos que esses componentes não possuem polaridade. b)Ligue o instrumento de prova na saída do circuito. c)Alimente o circuito e aumente a tensão gradualmente observando a tensão indicada ou a forma de onda.

Como testar tiristor com multímetro digital?

Método: 1. Selecionar a função medição de resistência no multímetro. 2. Conectar o positivo do multímetro no gate e o negativo no catodo do tiristor 1, o valor medido deve ser de até 40Ω (válido para componentes de potência fabricados pela SEMIKRON), não podendo estar em curto.

Qual é a função do triac?

O TRIAC faz parte da família dos tiristores. ... Isto torna o TRIAC um conveniente dispositivo de controle para circuitos de corrente alternada, que permite acionar grandes potências com circuitos acionados por correntes da ordem de miliamperes.

Como disparar um triac?

Um TRIAC pode ser disparado por uma corrente alternada aplicada no terminal de disparo (gate). Uma vez disparado, o dispositivo continua a conduzir até que a corrente elétrica caia abaixo do valor de corte, como o valor da tensão final da metade do ciclo de uma corrente alternada.

Qual é a função de um DIAC?

O DIAC, ou Diode for Alternating Current, é um gatilho bidirecional, ou diodo que conduz corrente apenas após a tensão de disparo ser atingida, e para de conduzir quando a corrente elétrica cai abaixo de um valor característico, chamada de corrente de corte. ... O DIAC é normalmente usado para disparar TRIACs e SCRs.

Como funciona o DIAC e Triac?

O DIAC está conectado ao terminal do gate do TRIAC. Quando a tensão através do DIAC diminui abaixo de sua região de corte, através de um valor pre-determinado geralmente utilizando um potenciômetro, a tensão no Gate do TRIAC será zero e, portanto ele não conduzirá.

O que quer dizer a sigla Diac?

Diac - Documento de Informação e Atualização Cadastral do ITR (ODT)

O que é o triac?

O Triac é um pequeno SSR interno (relé de estado sólido) que pode ser usado em lugar de um relé mecânico em aplicações de comutação de baixa potência em corrente alternada (tipicamente até 1 A max).

Qual o funcionamento do tiristor?

O tiristor é formado por quatro camadas semicondutoras, alternadamente p-n-p-n, possuindo 3 terminais: anodo e catodo, pelos quais flui a corrente, e a porta (ou gate) que, a uma injeção de corrente, faz com que se estabeleça a corrente anódica. A figura 2.