Quais os EPCs utilizados na construção civil?

Quais os EPCs utilizados na construção civil?

Confira os EPIs mais comuns!

  • Capacete de segurança. O equipamento deve ser utilizado por todos que trabalharem ou transitarem na obra, como operários, arquitetos e engenheiros. ...
  • Cinto de segurança. ...
  • Protetores auditivos. ...
  • Máscaras. ...
  • Luvas. ...
  • Calçado de proteção. ...
  • Escadas e rampas. ...
  • Andaimes.

Qual a NR que fala de EPC?

NR 6 EPC – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA E EPI – EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.

Quais as obrigações dos empregados quanto ao uso do EPI?

Obrigações do empregador Fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho. Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação do EPI. Substituir o EPI imediatamente quando for danificado ou extraviado.

Qual a importância do uso de EPCs?

Qual a importância dos EPCs? Enquanto os EPIs são os Equipamentos de Proteção Individual, os EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva, utilizados para proteger todos os trabalhadores dos possíveis riscos durante a realização das atividades. Eles podem (e devem) ser combinados com os EPIs.

Qual é a fundamentação legal em relação ao uso de EPC?

Qual lei ou Norma Regulamentadora trata sobre o uso do EPC? As Normas Regulamentadoras 4 e 9 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) fazem referência ao uso do equipamento de proteção coletiva. ... Já a NR 9, por sua vez, discorre sobre o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).

Qual a importância dos equipamentos de proteção individual e coletiva?

Para que acidentes possam ser evitados é primordial que sua empresa se certifique que não existam riscos no ambiente de trabalho de seu funcionário. A utilização de equipamentos (EPI e EPC) são essenciais para preservar a integridade física de seus colaboradores e terceiros que possam vir a frequentar este ambiente.

O que acontece com a empresa se não utilizar ou disponibilizar EPI ou EPC?

Caso aconteça algum acidente de trabalho em que o colaborador não estiver utilizando o devido EPI, além de multas, a empresa será obrigada a indenizar o funcionário, em alguns casos, também será obrigada a pagar um adicional de insalubridade de 40% do salário do funcionário, por todo o período que ele trabalhou, ...

Em qual circunstância a empresa é obrigada a fornecer ao empregado gratuitamente EPI adequado ao risco em perfeito estado de conservação e funcionamento?

II. A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, apenas quando as medidas de ordem geral não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.

Que tipo de penalidade pode ser aplicada quando o empregado não usa o EPI?

Sendo assim, é lícito ao empregador aplicar à devida penalidade ao empregado que se recuse a utilizar o EPI. Cabe informar que as penalidades são: a advertência, a suspensão e a demissão por justa causa. ... Sendo assim, suponhamos que o funcionário não tenha utilizado o EPI.

Quem deve fornecer o EPI e EPC?

Quem é responsável por fornecer o EPI? Segundo consta no item 6.

Quem deve fornecer os epis?

Quem deve fornecer o EPI e em que condições? A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento.

Quem é responsável por fornecer os EPI's?

1) Quem deve Fornecer EPI? A parte responsável por fornecer EPI em um relacionamento de trabalho é a empresa. De acordo com a NR 6, parágrafo 6.

Quem é responsável por fornecer os epis a cada aprendiz de quem é a responsabilidade pelo cuidado guarda e manutenção dos epis?

Responsabilizar-se pela guarda e conservação; Sendo assim, cabe ao empregador além da responsabilidade de fornecer o EPI, fazer sua manutenção periódica e sua higienização e ao empregado o uso apenas para a finalidade que se destina, sua guarda e conservação.

Quem é responsável pela guarda e conservação do EPI?

Desta forma, o empregador fica responsável pela higienização e manutenção dos equipamentos que estão sob responsabilidade do empregado, sendo que também cabe ao empregado a guarda e conservação dos seus equipamentos, devendo ser treinado pelo empregador quanto a boa prática desses cuidados.