Quais são os cuidados de enfermagem na diálise peritoneal?

Quais são os cuidados de enfermagem na diálise peritoneal?

(MORTON, 2007). Ao cuidar de um paciente com diálise peritoneal, o enfermeiro deve: observar os resultados dos exames laboratoriais, controlar e notificar a ocorrência de possíveis sinais de infecções ou outras complicações que poderão ocorrer durante ou após o procedimento.

Como é a recuperação do paciente após a diálise peritoneal?

Como é a recuperação do paciente após a diálise peritoneal? A diálise peritoneal é um tratamento mais estável que a hemodiálise, pois é feito num prazo mais longo (em 12 horas ou durante todo o dia). Existem dois tipos de diálise peritoneal: a que as trocas são manuais; ou a automatizada, que é feita com uma máquina.

Quanto tempo demora uma diálise?

O tempo varia de acordo com o estado clínico do paciente e, em geral, é de quatro horas, três ou quatro vezes por semana. Dependendo da situação clínica do paciente esse tempo varia de 3 a 5 horas por sessão e pode ser feita 2, 3, 4 vezes por semana ou até mesmo diariamente.

Quais os riscos de diálise peritoneal?

Podem surgir complicações como hérnias, dor nos ombros e/ou abdómen, devido à pressão exercida pelo líquido de tratamento, no abdómen. Risco de infecção do orifício de saída do cateter, do túnel (percurso do cateter) e do peritoneu - a chamada peritonite que é considerada a complicação mais grave.

Quando é indicada a diálise peritoneal?

A realização da Diálise Peritoneal, assim como para o caso da hemodiálise é indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves e o tratamento deve ser feito após orientação do médico especialista em doenças dos rins, o nefrologista, que analisa, entre outras questões: a dosagem de uréia, creatinina ...

Quais as complicações da diálise?

As complicações mais comuns durante a hemodiálise são, em ordem decrescente de frequência, hipotensão (20%-30% das diálises), cãibras (5%-20%), náuseas e vômitos (5%-15%), cefaleia (5%), dor torácica (2%-5%), dor lombar (2%-5%), prurido (5%), febre e calafrios (< 1%).

Quais são os tipos de diálise peritoneal?

Há 3 tipos: Diálise peritoneal cíclica contínua (CCPD) utiliza um período diurno longo (12 a 15 horas) de permanência e 3 a 6 trocas noturnas realizadas em ciclos automáticos. Diálise peritoneal intermitente noturna (DPIN) envolve trocas noturnas e mantém a cavidade peritoneal do paciente sem dialisado durante o dia.

Quais são os tipos de diálise?

Tipos de diálise

  • Hemodiálise. Na hemodiálise, o sangue é removido do corpo e bombeado por uma máquina para um dialisador (rim artificial). ...
  • Diálise peritoneal. Os órgãos abdominais, como estômago e intestinos, ficam dentro de uma grande cavidade oca denominada cavidade abdominal. ...
  • Escolha da técnica.

O que é CAPD?

Neste método não ocorre a circulação extracorpórea do sangue. O filtro é uma membrana do próprio organismo chamada peritônio, que reveste toda a cavidade abdominal.

Qual a diferença de diálise e hemodiálise?

Hemodiálise - Uso de um equipamento específico que filtra o sangue diretamente e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas. Diálise peritoneal - Uso de equipamento específico que infunde e drena uma solução especial diretamente no abdômen do paciente, sem contato direto com o sangue.

Quando fazer diálise e hemodiálise?

Pacientes com doença renal em estágio avançado precisam de diálise contínua ou de um transplante de rim para sobreviver. Atualmente, há opções seguras de tratamento, como: Hemodiálise: Bombeia o sangue através de uma máquina e um dialisador, para remover as toxinas do organismo.

O que é diálise e como funciona?

Quando os rins deixam de realizar sua função, filtrar e eliminar substâncias tóxicas do corpo, é indicada a diálise. Pessoas que tem 50% ou mais dessa função renal preservada não precisam desse tratamento e podem levar uma vida normal.

Quem precisa fazer diálise?

As pessoas que precisam realizar a hemodiálise são aquelas diagnosticadas com a insuficiência renal. Considera uma doença silenciosa, a insuficiência não apresenta sintomas no início das complicações, mas apenas quando os rins já estão apresentando um grau elevado de perda de função.

Quando é necessário o transplante de rins?

O transplante renal está indicado para pacientes que apresentam doença renal crônica avançada. A indicação do transplante de rim é feita após o médico nefrologista avaliar o paciente e considerar exames de sangue, de urina e de imagem.

O que é uma doença renal?

Insuficiência renal aguda. É a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.

Quais os tipos de doenças renais?

Doenças nos rins: conheça as principais e por que elas acontecem

  • Nefrite. Trata-se de uma inflamação na parte filtrante do rim, conhecida como glomérulo. ...
  • Infecção urinária. Essa doença é mais frequente entre as mulheres e geralmente acontece na bexiga. ...
  • Cálculo renal. ...
  • Obstrução urinária. ...
  • Tumores renais malignos. ...
  • Insuficiência renal crônica.

O que leva uma pessoa a ter insuficiência renal?

A insuficiência renal crônica pode ser causada por diversos fatores, como diabetes mellitus, hipertensão, doença renal policística, uso de alguns medicamentos e agentes tóxicos, como drogas, entre outros fatores.

Como ocorre a insuficiência renal?

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Quem tem insuficiência renal pode tomar leite?

Os pacientes com insuficiência renal crônica precisam controlar o consumo de proteínas, pois o rim também não consegue eliminar o excesso desse nutriente. Assim, essas pessoas devem evitar o consumo excessivo de carnes, peixes, ovos e leite e derivados, pois são alimentos ricos em proteínas.

O que uma pessoa com problemas renais pode comer?

  • Aqui estão os 15 melhores alimentos ​​com antioxidantes que você pode querer incluir na sua dieta - rim saudável.
  • Pimentão vermelho. 1/2 chávena de pimentão vermelho = 1 mg de sódio, 88 mg de potássio, 10 mg de fósforo. ...
  • Repolho. ...
  • Couve-flor. ...
  • Alho. ...
  • Cebolas. ...
  • Maçãs. ...
  • Arandos.

Qual o melhor chá para os rins?

Um bom remédio caseiro para dor nos rins é o chá de boldo com camomila e alecrim, pois possui propriedades diuréticas e anti-inflamatórias, ajudando a reduzir a dor.