Quando o tráfico de drogas passou a ser crime hediondo?

Quando o tráfico de drogas passou a ser crime hediondo?

STF decide que Tráfico de Drogas por Réu Primário não configura crime hediondo. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (23) que acusados de tráfico privilegiado de drogas não cometem crime hediondo. ... A legislação prevê que crimes hediondos são inafiançáveis e insuscetíveis de anistia, graça ou indulto.

Qual critério para reconhecimento de um crime como crime hediondo ou equiparado a hediondo?

159, §§ 2º e 3º, mas o raciocínio não deve prevalecer, pois, como já dito, o critério adotado para que um crime seja considerado hediondo é o legal. Ou seja, se um delito estiver no rol do art. 1º da Lei 8.

Quais crimes da Lei de Drogas são equiparados a hediondos?

O inciso XLIII do artigo 5º da Constituição Federal/1988, equiparam os crimes de tortura, tráfico ilício de entorpecentes e drogas e o terrorismo aos hediondos, regulamentada na lei n.º 8.

Quais são os crimes equiparados assemelhados a hediondos?

Em face do exposto, constata-se que os crimes já descritos no inciso XLIII (tortura, tráfico de drogas e terrorismo) são denominados crimes equivalentes (ou assemelhados) aos hediondos. Ambos os grupos recebem o mesmo tratamento jurídico, mas há uma diferença substancial entre eles.

Quais artigos da lei de drogas são equiparados a hediondos?

12) O delito de associação para o tráfico de drogas não possui natureza hedionda. Há quem sustente que o crime de associação para o tráfico é também equiparado a hediondo, sofrendo todos os consectários da Lei 8.

Quais princípios jurídicos têm embasado tais condenações?

Quais princípios jurídicos têm embasado tais condenações? ... Os princípios jurídicos que têm embasado tais condenações são a Lei nº 11.

O que é o crime de associação ao tráfico?

O crime de associação para o tráfico está previsto no artigo 35 da lei Trata-se de crime doloso, com especial fim de agir, qual seja, o de traficar drogas ou maquinários. Requer o agrupamento de pelo menos duas pessoas, com ajuste prévio e certa estabilidade de propósito.

O que configura associação para o tráfico?

Condenação por associação para o tráfico exige prova de dolo, diz STJ. Para a caracterização do crime de associação para o tráfico é imprescindível o dolo de se associar com estabilidade e permanência, sendo que a reunião ocasional de duas ou mais pessoas não se enquadra ao tipo do artigo 35 da Lei

Mais tópicos