Qual o sentido de felicidade para Epicuro?

Qual o sentido de felicidade para Epicuro?

Segundo Epicuro, para ser feliz seria necessário controlar os nossos medos e desejos de maneira que o estado de prazer seja estável e equilibrado, com um consequente estado de tranquilidade e de ausência de perturbação. ... A combinação desses dois estados constituiria a felicidade na sua forma mais elevada.

Para quem o objetivo último seria a felicidade suprema através da Ataraxia?

O epicurismo é uma escola filosófica fundada por Epicuro (341 – 271 a.C.), sendo que defendia a busca do prazer moderado como de forma de se atingir um estado de tranquilidade (ataraxia) e de libertação do medo, assim como a ausência de sofrimento (aponia) – sofrimento este tanto corporal quanto psicológico –; sendo ...

O que é felicidade para os estoicos?

A felicidade segundo o estoicismo consiste em compreender que não se pode alterar os eventos do mundo e assim, adequar a nossa vontade a estes, ansiando apenas as coisas que dependem unicamente de nós mesmos e buscando eliminar ao máximo nossas paixões, para que se possa alcançar assim a ataraxia (ausência de ...

O que defende o estoicismo?

Os estoicos defendiam a abstinência de emoções destrutivas como paixões, fantasias, tristeza, gula, etc. ... Um sábio deveria viver apenas a partir de elementos simples e úteis de acordo com sua perspectiva de vida estoica, mantendo sua neutralidade de humor perante as adversidades.

O que os estoicos acreditavam?

Os estoicos ensinaram que as emoções destrutivas resultavam de erros de julgamento, da relação ativa entre determinismo cósmico e liberdade humana e a crença de que é virtuoso manter uma vontade (chamada prohairesis) que está de acordo com a natureza.

Qual o lema estóico?

Para quem não sabe, o estoicismo é uma corrente filosófica pautada, sobretudo, pela lógica. Todo sistema de ideias apresenta alguns pilares para sustentar suas premissas. Com o estoicismo não é diferente. O lema é viver e aceitar suas derrotas, triunfos, potencialidades e deficiências.

Qual a diferença entre o estoicismo e epicurismo?

A diferença fundamental entre ambas é que enquanto os Epicuristas buscavam serem felizes tendo a maior quantidade possível de bons prazeres durante a vida, os estoicos buscam o mesmo objetivo fugindo das dores e dos infortúnios, aceitando com total indiferença todas as desgraças humanas que por ventura acontecessem.

Quais as diferenças e semelhanças entre o epicurismo e estoicismo?

Ambas são correntes do período helenístico, e além disso são formas para que o homem viva melhor ; encontre a felicidade. Mas o epicurismo prega a busca da satisfação dos prazeres, enquanto o estoicismo prega a apatia, a destruição dos prazeres e desprazeres, que levaria a um estado de paz.

O que é epicurismo estoicismo e cinismo?

Entre as principais tendências desse período destaca-se o epicurismo, o estoicismo, o pirronismo e o cinismo. O epicurismo, de Epicuro (324-271 a.C.) – propunha a ideia de que o ser humano deve buscar o prazer da vida. ... Defendia que o prazer é o princípio e o fim de uma vida feliz.

Quais as correntes filosóficas que fazem parte do helenismo?

Na filosofia surgem três correntes filosóficas: Estoicismo, Epicurismo e Ceticismo. As ciências se desenvolveram e a matemática, geometria e astronomia ganharam novos rumos.

O que são os cínicos?

Os cínicos eram, então, pessoas que desprezavam os ordenamentos sociais e viviam em circunstâncias consideradas degradantes para um grego, assemelhando-se a animais. Apesar de críticas ao estilo de vida desses filósofos, seu comportamento tinha motivação filosófica.

O que são os epicuristas?

Epicurismo é uma Escola Filosófica criada por Epicuro de Samos em meados do século IV a.C., no período pós-socrático, que afirma que, para atingir um estado de plena liberdade, tranquilidade e libertação do medo, o indivíduo deve manter-se em busca de prazeres moderados.