O que o Lobo-guará gosta de comer?

O que o Lobo-guará gosta de comer?

É uma espécie onívora, isto é, se alimenta de diversos tipos de comida. Consome uma grande diversidade de frutos e pequenos animais, como ratos, mucuras, gambás, tatus, aves (principalmente as rasteiras como perdizes e codornas), lagartos, cobras (mesmo as venenosas), muitos insetos.

Qual a importância do Lobo-guará para o meio ambiente?

O lobo-guará se alimenta, boa parte do ano, de frutos. ... Isso confere ao lobo o papel de agricultor do cerrado. É um excelente dispersor de sementes, participando assim da recomposição de campos degradados e até mesmo florestas neste bioma.

Qual é o tempo de gestação do lobo?

62 – 75 dias

Como nascem os lobinhos?

A mãe dos lobinhos chegou ali a pouco menos de três anos, vinda de um zoológico de Salvador. O pai é mineiro e veio de criadouro de Araxá. Ao nascer, os filhotes têm pelo preto e só vão ganhar o tom avermelhado a partir do segundo ou terceiro mês de vida.

Qual é a relação que você vê entre o lugar onde vive o lobo guará e as ameaças de extinção que sofre?

O lobo-guará é uma das espécies que aparece constantemente na lista de vulnerável do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Isso quer dizer, portanto, que ele está ameaçado de extinção. Um dos motivos é o desmatamento das áreas em que a espécie vive e a expansão urbana para essas regiões.

Onde se encontra o Lobo Guará no Brasil?

O lobo-guará vive em regiões abertas, como campos e matas de capoeira. Ocupa o bioma do Cerrado. Também ocorre em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.